Da Redação - FocoCidade
Deputado Allan Kardec (sem partido) foi escolhido relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a concessão de empréstimos consignados aos servidores públicos de Mato Grosso. Autor do requerimento que levou à criação da CPI, o deputado Guilherme Maluf (PSDB) ficou com a presidência.
A escolha foi anunciada na tarde dessa terça-feira (27). O grupo conta ainda com Adauto de Freitas (Solidariedade), na vice-presidência, e Gilmar Fabris (PSD), como membro. Janaína Riva (PMDB), Oscar Bezerra (PSB), Saturnino Masson (PSDB) e Dr. Leonardo (PSD) são suplentes.
“Há informações de que cerca de 80% dos servidores públicos têm algum tipo de dívida consignada em folha. Essas pessoas recebem ligações de vendedores oferecendo facilidades, o que gera, muitas vezes, um superendividamento. Isso precisa ser apurado, assim como realizada uma auditoria nos juros, pois isso ultrapassa 70% ao ano em muitos casos”, pondera Allan.
A CPI poderá se estender por até 180 dias. Ela foi criada a partir de um requerimento apresentado por Maluf com apoio de 14 dos 24 deputados estaduais. Mato Grosso conta com aproximadamente 80 mil servidores ativos.
Atualmente, a Assembleia Legislativa conta com outras duas comissões: a CPI dos Fundos, que investiga desvio de recursos de fundos vinculados, e do Ministério Público Estadual (MPE), que apura pagamento a procuradores e promotores de Justiça através de cartas de crédito. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP recorre e STJ mantém condenação de homem por embriaguez
Operação do Gaeco no setor de combustíveis aponta R$ 7,6 bi sonegados
População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025
Taxa de juros deve ficar alta por período prolongado, diz Galípolo
Governo de MT confirma pagamento dos servidores nesta sexta-feira
Pivetta: MT une alta produtividade e preservação ambiental para ser exemplo
MP denuncia professor acusado de recrutar alunos para facção
A Defesa do Estado Democrático de Direito e da Soberania Nacional
Max Russi destaca liderança da Assembleia Legislativa em fórum
Operação da PF desarticula grupo criminoso de garimpo ilegal