Da Redação - FocoCidade
Deputado Allan Kardec (sem partido) foi escolhido relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a concessão de empréstimos consignados aos servidores públicos de Mato Grosso. Autor do requerimento que levou à criação da CPI, o deputado Guilherme Maluf (PSDB) ficou com a presidência.
A escolha foi anunciada na tarde dessa terça-feira (27). O grupo conta ainda com Adauto de Freitas (Solidariedade), na vice-presidência, e Gilmar Fabris (PSD), como membro. Janaína Riva (PMDB), Oscar Bezerra (PSB), Saturnino Masson (PSDB) e Dr. Leonardo (PSD) são suplentes.
“Há informações de que cerca de 80% dos servidores públicos têm algum tipo de dívida consignada em folha. Essas pessoas recebem ligações de vendedores oferecendo facilidades, o que gera, muitas vezes, um superendividamento. Isso precisa ser apurado, assim como realizada uma auditoria nos juros, pois isso ultrapassa 70% ao ano em muitos casos”, pondera Allan.
A CPI poderá se estender por até 180 dias. Ela foi criada a partir de um requerimento apresentado por Maluf com apoio de 14 dos 24 deputados estaduais. Mato Grosso conta com aproximadamente 80 mil servidores ativos.
Atualmente, a Assembleia Legislativa conta com outras duas comissões: a CPI dos Fundos, que investiga desvio de recursos de fundos vinculados, e do Ministério Público Estadual (MPE), que apura pagamento a procuradores e promotores de Justiça através de cartas de crédito. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro