Da Redação - FocoCidade
A revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos de Cuiabá e Várzea Grande foi prorrogada até o dia 23 de novembro. A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após conferir dados que apontam não alcance da meta de 80% no recadastramento.
O procedimento inicialmente previsto para se encerrar no dia 30 deste mês. O TRE alerta que de 10 de maio a 04 de novembro não haverá revisão. Nesse período, o cadastro nacional de eleitores estará fechado para as Eleições Gerais 2018.
Os postos de atendimento da biometria irão funcionar até o dia 09 de maio. Após, serão desativados permanentemente. No dia 05 de novembro, a Justiça Eleitoral retomará a revisão, no entanto, o procedimento só acontecerá em Cuiabá - na Casa da Democracia e no Ganha Tempo do CPA I e em Várzea Grande - nas duas Centrais de Atendimento ao Eleitor, situadas nas Avenidas Castelo Branco e Gonçalo Botelho.
O vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, pede que o eleitor busque o atendimento o quanto antes. "A prorrogação trará alguns dias a mais de atendimento. A revisão vai até o dia 23 de novembro, no entanto, de 10 de maio a 04 de novembro o cadastro eleitoral estará fechado. Nossa orientação é que o eleitor se mantenha alerta quanto a obrigatoriedade de seu comparecimento e não deixe para fazer a revisão com biometria nos últimos dias".
A prorrogação da revisão foi deferida pelo Pleno do TRE em sessão plenária ocorrida nesta terça-feira (20). A extensão do prazo da revisão foi solicitada pelo corregedor, que também acumula a função de coordenador do Comitê Gestor da Biometria.
"Em que pese este Tribunal, em conjunto com os Cartórios Eleitorais, tenha adotado várias alternativas para a elevação do quantitativo de atendimentos, como por exemplo, abertura de 12 postos em Cuiabá e 05 em Várzea Grande, os números ainda demonstram um percentual de atendimento que ainda não recomenda a homologação das revisões em apreço. Conforme se extrai da base de dados do Sistema ELO do Tribunal Superior Eleitoral: Cuiabá 60,51 % e Várzea Grande 61,11%".
O corregedor destacou que a prorrogação é necessária para evitar o cancelamento de milhares de títulos, o que traria prejuízo as Eleições Gerais deste ano.
"Prorrogar até 23 de novembro será suficiente para atingirmos a meta de 80% de atendimentos e homologarmos tais processos revisionais, ainda no exercício de 2018, em estrita observância às regras e normas legais que regem a matéria", ressaltou. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP recorre e STJ mantém condenação de homem por embriaguez
Operação do Gaeco no setor de combustíveis aponta R$ 7,6 bi sonegados
População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025
Taxa de juros deve ficar alta por período prolongado, diz Galípolo
Governo de MT confirma pagamento dos servidores nesta sexta-feira
Pivetta: MT une alta produtividade e preservação ambiental para ser exemplo
MP denuncia professor acusado de recrutar alunos para facção
A Defesa do Estado Democrático de Direito e da Soberania Nacional
Max Russi destaca liderança da Assembleia Legislativa em fórum
Operação da PF desarticula grupo criminoso de garimpo ilegal