Da Redação - FocoCidade
A diretora nacional do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Sylvia Cristina Toledo Gouveia, compareceu à Assembleia Legislativa na terça-feira (13), na CPI dos Fundos. Ela revelou que "não há notícias de que outros estados tenham retido os repasses às prefeituras, como Mato Grosso fez, segundo aponta a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)".
Ela também informou que a União não atrasou as transferências para o Fundo regulamentado pela Lei 11.494/2007. A diretora prestou informações à CPI que investiga desvios de recursos do setor e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) ao longo de 2017.
Sylvia compareceu em substituição ao diretor de Benefícios e Fundos do Fundeb, Antônio Estrella Pedrosa. “Não temos informação dessa ocorrência em outros estados, até porque o repasse deve ser semanal e cai automaticamente no Fundo, devendo ficar à disposição de imediato”, afirma Sylvia. Ela ressaltou que a fiscalização de eventuais desrespeitos à legislação, no entanto, devem ser apurados pelos tribunais de contas.
Durante a reunião em que Sylvia foi ouvida, a CPI informou ainda que o governo do Estado já decidiu firmar convênio com o Banco do Brasil para transferência automática de impostos que compõem o Fundo, bem como informar o Governo Federal sobre os nomes das pessoas que compõem o Conselho que fiscaliza a aplicação dos recursos. Isso diminuiria o risco de irregularidades.
“Isso já pode ser considerado como vitórias dessa Comissão, pois o Conselho deveria estar regular há anos e a conta bancária facilitará o uso do dinheiro por parte das prefeituras, dificultando a possibilidade de retenção ilegal”, comemorou o professor e deputado Allan Kardec (PT), autor do requerimento que levou à oitiva de Sylvia.
A CPI também já decidiu convocar o presidente da AMM, Neurilan Fraga, a secretária-executiva da União de Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), Cesarina Santos, e o ex-secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Oliveira. A partir das informações prestadas por eles, os deputados poderão avançar na elaboração do relatório. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido