Onofre Ribeiro
Há um mês o cenário eleitoral pra 2018 em Mato Grosso era simples e direto. Hoje é muito mais complicado e promete complicar muito mais até o fim deste mês de março. Parecia claro: Pedro Taques pra reeleição, Blairo Maggi senador, Carlos Fávaro vice-governador. O mais giraria em torno da segunda vaga de senador e das suplências de ambos.
Hoje nada disso faz mais sentido. Vou tentar alinhar abaixo cinco possíveis cenários. Aviso, porém, que depois do dia 31 deste mês tudo poderá mudar.
CENÁRIO 1- Pedro Taques a governador. Carlos Fávaro, a vice-governador, Nilson Leitão e Jaime Campos a senador. Suplentes a discutir.
CENÁRIO 2 – Pedro Taques a governador. Carlos Fávaro e Nilson Leitão a senador. Suplentes a discutir
CENÁRIO 3 – Mauro Mendes a govenador, em oposição a Pedro Taques. Vice-governador em aberto por ora, Jaime Campos a senador. Suplentes a discutir
CENÁRIO 4 – Welinton Fagundes a governador. Aqui cabe especular se coligado com a chapa do DEM, de Mauro Mendes e Jaime Campos. Vice-governador e senadores e suplentes a discutir.
CENÁRIO 5 – Pedro Taques não viabilize a sua candidatura à reeleição. Oportunidade pra Carlos Fávaro disputar o governo e abrir a vaga de senador pra Pedro Taques. Tudo o mais a discutir.
No cenário 5, sem Pedro Taques disputando a reeleição abre-se espaço pra reaproximação entre o grupo do DEM. Nesse caso, vitória certa das chapas de governador e de senadores. Parece o cenário mais provável. Mas haverá outra reengenharia de nomes e posições na disputa.
Aqui não existem muitos influenciadores externos, tipo o agronegócio. Aliás, melhor articulado na eleição anterior, nesta está se fragmentando e perdendo o seu foco político que deveria ser inevitável.
Seria um pecado deixar que a Assembleia Legislativa, por exemplo, fosse articuladora no processo eleitoral. Em decadência, não tem credibilidade pra opinar. A bancada federal de deputados também distanciou-se das formulações pra 2018.
Os cenários deverão se construir a partir dos acima citados.
Até porque, não existem muitos nomes com relevância.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade