Da Redação - FocoCidade
Em que pese o alerta da OAB Seccional Mato Grosso, o número de profissionais inadimplentes coloca a Ordem em posição de alerta, considerando que a não regularização das pendências pode levar à suspensão de registros.
Nesse contexto, uma nova remessa de 200 notificações à advocacia inadimplente junto à OAB-MT foi expedida no final da última semana pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Neste ano, já somam 440 notificações remetidas a partir de uma lista de profissionais inseridos na dívida ativa da instituição, repassada pela Tesouraria ao TED.
A falta de pagamento das anuidades da OAB-MT é conduta prevista como infração ética e disciplinar no Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94), de acordo com o artigo 34 (inciso XXIII), cuja sanção é a interdição do exercício profissional em todo território nacional.
Após o recebimento da notificação, que é entregue pelos Correios por meio de correspondência AR (aviso de recebimento) no endereço fornecido pelo profissional no cadastro da OAB-MT, ele tem 15 dias úteis para procurar a Tesouraria da instituição e quitar seus débitos.
O presidente do TED, João Batista Beneti, reforça a importância de os inadimplentes comparecerem à Ordem, assim que notificadas, para pagar a dívida e evitar a sanção disciplinar. “A suspensão profissional é perdurável enquanto não houver a quitação do débito”, acrescenta. Passado o prazo de 15 dias úteis, a Tesouraria da OAB-MT comunica ao TED, que instaura o processo disciplinar.
No final de 2017, a Tesouraria da OAB-MT emitiu cerca de 800 certidões de inadimplência. Elas começaram a ser analisadas pelo TED em janeiro. Nos próximos 10 dias, outras 200 notificações serão expedidas.
A anuidade da OAB-MT deste ano vence no próximo dia 31. Em 2018, o valor está congelado conforme o mesmo praticado no ano passado. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas