Foto: Assessoria
Presente em 14 países desde 1849, e, há mais de 80 anos no Brasil, a ordem das Irmãs Beneditinas da Divina Providência trabalha em prol dos mais pobres e necessitados, principalmente crianças desamparadas e que vivem à margem da sociedade. Em Cuiabá, quatro irmãs desta Congregação trabalham na formação de 120 meninas com idade entre oito a 16 anos, no bairro Pedra 90.
A história de trabalho das Irmãs Beneditinas é alicerçada no sacrifício, na doação, no amor, na oração e num grande espírito de fé, que tem suas raízes na história de suas fundadoras. “Madre Giustina e Madre Maria eram irmãs de sangue e perderam os pais durante a guerra em meados de 1845. Sozinhas e conhecedoras do sentimento de perda passaram a abrigar outras crianças órfãs”, conta Irmã Sônia Cruz.
Em Cuiabá, a Congregação também trabalha com crianças e encontra no dia-a-dia situações difíceis e que precisam de amparo imediato. “Nós somos uma entidade filantrópica e através do projeto ‘Sonha Brasil’ acolhemos essas crianças, muitas têm famílias, porém passam boa parte do dia nas ruas, vulneráveis à prostituição, drogas e outros perigos que podem destruí-las”, detalha Irmã Sônia Cruz.
O projeto ‘Sonha Brasil” oferece aulas de dança, informática, ensino religioso, artesanato e karatê e se mantém com doações. O trabalho da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência pode ser conhecido em um dos estandes do 32º Vinde e Vede, que encerra nesta terça-feira (13).
“Temos uma despesa mensal fixa de R$ 18 mil reais para manter a casa. Contamos com a ajuda de toda sociedade mato-grossense para continuar o trabalho. Quem quiser conhecer pela internet nosso trabalho pode acessar a página no facebook (www.facebook.com/Projeto-Sonha-Brasil-Cuiabá) ou ainda entrar em contato com Arquidiocese de Cuiabá e contribuir com esse sonho”, convida Irmã Sônia Cruz.
Também esta presente nos estandes do 32º Vinde e Vede a Congregação das Irmãs Agostinianas que trabalham em Várzea Grande, na Paróquia São Sebastião, e mantém uma casa de formação e noviciado. “Nós Agostinianas trabalhamos há mais de 190 anos com a missão de evangelizar jovens e crianças. Aqui em Várzea Grande formamos noviças. Futuras madres que irão trabalhar em missões religiosas em outros estados e até fora do país”, explica Irmã Mônica Beltrão.
Outro trabalho que orgulha os católicos mato-grossenses e que está exposto no 32º Vinde e Vede é a tenda da Legião de Maria. Segundo sua presidente, Evanil dos Santos Silva, “mais de mil voluntários católicos pertencem à Legião. Visitamos sistematicamente hospitais dando conforto a doente e familiares, trabalhamos com famílias que tem casos de usuários de drogas ou bebidas, realizamos campanhas e recolhemos donativos”, esclarece.
Nesta segunda-feira, a programação do 32º Vinde e Vede contou com o grande cenáculo do Movimento Sacerdotal Mariano (MSM), sob o comando do padre Laurent Larroque, representante do MSM na França. Na sequência, os andores de Nossa Senhora Aparecida, que vieram de diversas paróquias de toda baixada cuiabana e municípios de todo estado, realizaram uma grande procissão que encerrou os trabalhos do dia com missa presidida pelo Arcebispo Dom Milton Santos.
Já para o encerramento de um dos maiores eventos católicos do Centro Oeste, nesta terça-feira, 13, a programação será diferenciada de anos anteriores. As atividades começam às 10h da manhã. O dia terá três palestras, grupos de oração e louvor, espetáculos de coreografia e à noite, às 20h a Santa Missa de encerramento do 32º Vinde e Vede e o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2018.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal