Da Assessoria
Será nesta sexta feira dia 12 de janeiro a Noite Cultural da Festa de São Gonçalo 2018 sendo parte do calendário em Comemoração aos 300 anos da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, a partir das 20 horas na sede da Associação dos Moradores. A noite terá inicio com a Dança de São Gonçalo, tradição de mais de 70 anos.
A dança hoje é organizada em pagamento de promessa devida a São Gonçalo é também considerada dança de votos de solteironas que desejam se casar.. O promesseiro é quem organiza a função, administrando todo o processo necessário à realização deste ritual. É realizada dentro de casa ou em local coberto, onde se arma um altar com a imagem deste santo e outros de devoção do promesseiro. Em frente a este altar é que se desenvolve toda a dança.
Os dançarinos se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, voltadas para o altar. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros, mestre e contramestre, que dirigem todo o rito.
A dança é dividida em partes chamadas “volta”, cujo número varia entre 5, 7, 9 e 21. Entre cada “volta” há interrupção e todos aproveitam para se servir das iguarias oferecidas pelo promesseiro.
As “voltas” são desenvolvidas com os violeiros cantando, a duas vozes, loas a São Gonçalo, enquanto dançarinos, sapateando na fileira em ritmo sincopado, dirigem-se em dupla até o altar, beijam o santo, fazem genuflexão e saem sem dar as costas para o altar, ocupando os últimos lugares de suas fileiras. Cada volta pode durar de 40 minutos a 2 ou 3 horas, dependendo do número de dançadores. Na última “volta”, em São Paulo chamada “Cajuru”, forma-se uma roda onde o promesseiro a dança carregando imagem do santo, retirada do altar. Se houver mais de um pagador de promessa e mais de uma imagem, todos os promesseiros carregam simultaneamente as imagens. No caso de haver apenas uma imagem para vários promesseiros, o santo vai passando de mão em mão, enquanto os demais dançarinos agitam lenços brancos. Após a dança de São Gonçalo terá inicio a Noite Cultural com apresentação de Cururu e Siriri e de artistas convidados conforme Programação abaixo:
Dança de Siriri com o Grupo Sementinha Cuiabano , são crianças que fazem parte da comunidade o projeto Sementinha abriga cerca de 60 crianças que estão aprendendo a fazer cerâmica e também a dançar o tradicional siriri trabalho do Grupo Flor Ribeirinha.
Na sequencia apresentação da cantora convidada Deise Águena e o poeta Ivens Cuiabano Scaf, o Grupo Folcorico de Siriri Voa Tuiuiu do Bairro Itapaje, apresentação da Cantora Vera Capilé e do artista, musico, cantor e ator Edmilson Maciel, Grupo Folclorico Raizes Cuiabana , Grupo Folclorico Flor Ribeirinha com um novo trabalho e encerrando a noite Grupo Folclorico de São Gonçalo.
Maiores Informações com os Coordenadores do Evento: Domingas do Flor Ribeirinha 9 995021 46 ou Marquinhos 992975635 ou sr. Dalmi Presidente da Comissão dos festejos : 9 84179371 ou 36613264

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal