Ex-prefeito de Rondonópolis, presidente estadual do PPS, Percival Muniz, ao tomar ciência de possível surto de febre chikungunya em Várzea Grande, se posicionou.
No grupo de WhatsApp do FocoCidade, questionou a aplicação de recursos e ações que necessariamente, devem ser pontuadas na administração pública.
“Apelar para o fumacê só com autorização, sabendo das consequências. Uma cidade como Várzea Grande não pode estar nessa situação. A culpa é do órgão que recebe verba para fazer o controle de casa em casa. Cada agente de endemia cuida de 150 domicílios. Se visitar 6 por dia, 3 na parte da manhã e 3 na parte da tarde, o controle é eficaz. Agora, se não estão fazendo o monitoramento estão fazendo outra coisa ou coisa nenhuma. Mas estão ganhando, porque o dinheiro é do Ministério da Saúde”.
E continuou: “Quando vejo falar em fumacê, fico pensando, tem dinheiro o ano todo, tem equipe contratada o ano inteiro só para fazer o controle, como vai bater veneno ao vento. Os idosos com problemas respiratórios, as crianças, os passarinhos, etc. tem que pagar pelo erro de quem recebe para isso? Já peguei cidade com grau elevado de infestação e rapidamente fizemos o controle e mantivemos por todos os anos o controle abaixo do mínimo exigido pelo ministério”.
Alerta de VG
A prefeitura de Várzea Grande pontuou as ações para combater esse cenário. "O poder público está preparado para o atendimento à população. O surto da doença da febre chikungunya já é previsto, levando em consideração que o período chuvoso irá se estender em todo o Estado, e é propício para a proliferação do Aedes aegypti, além dos dados que já apontam para um surto da doença. A Saúde Pública pede ajuda da população na eliminação dos criadouros do Aedes nas residências”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Alysson Gomes .

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal