Da Redação - FocoCidade
O quadro de dificuldades no Hospital Pronto Socorro de Cuiabá foi exposto em relatório da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, acerca de visita da equipe técnica realizada à unidade. O PS, conforme o relato, apresenta falta de equipamentos e pessoal para atendimentos. Em que pese os apontamentos, entendimento da comissão é de unir esforços para apoio à gestão na Saúde da Capital.
“Concluímos que através de todas as informações colhidas, o Pronto Socorro possui equipe técnica qualificada, mas reduzida e que para prestar serviço de melhor qualidade, necessita resolver os sérios problemas de estrutura física, falta de pessoal e estoque de alguns medicamentos e equipamentos”, avaliou o presidente da Comissão, deputado Leonardo Albuquerque (PSD).
Para o deputado Guilherme Maluf (PSDB), a Comissão precisa cobrar das autoridades a conclusão das obras do novo Pronto Socorro, para haver um melhor atendimento na capital. “A Comissão tem que buscar os recursos necessários para garantir a conclusão da obra. O primeiro ponto é esse´. Depois, precisamos imediatamente, tentar ajudar o prefeito (de Cuiabá), Emanuel Pinheiro, a locar os leitos necessários, porque eu acho que essa locação, paliativamente, vai resolver tirar os doentes dos corredores”, destacou Maluf.
O relatório apontou ainda que uma das alternativas apresentadas pela direção do Pronto Socorro é a locação de 80 leitos no desativado Hospital Bom Jesus, para atender prioritariamente crianças e idosos, objetivando diminuir o número de leitos em corredor, porém, estes leitos precisam passar por uma reforma antes de serem entregues ao pronto Socorro.
“O HPSMC necessita urgentemente desses leitos, visto que irão beneficiar muitos pacientes que se encontram nos corredores do hospital. Entretanto, ainda encontra-se em tramitação o processo para locação. Isso vai acontecer após o parecer favorável dos órgãos de controle e dos setores de gestão financeira. Só assim poderão terinício as obras”, apontou Leonardo.
De acordo com dados fornecidos pelo HPSMC, de janeiro a maio deste ano, foram registrados 1.540 atendimentos de acidentados por motocicletas, 424 por automóveis, 124 de bicicletas e 168 por atropelamentos, perfazendo um total de 2.256 atendimentos no Pronto Socorro da capital.
Projeto de Lei - Durante a reunião a comissão recebeu membros da Associação de Fibromialgia de Mato Grosso, que acompanharam o parecer do Projeto de Lei 372, de autoria do deputado Sebastião Rezende, que dispõe sobre a implantação dos Centros de Diagnósticos de Pacientes com fibromialgia em Mato Grosso.
O relator do projeto, deputado Maluf deu parecer favorável, porém, argumentou que a Comissão precisa fazer algumas alterações na propositura. “O estado não tem condições financeiras para a construção de vários centros, podemos sim, solicitar a implantação de um Centro estruturado para Cuiabá”, explicou. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado alerta: RGA de 4,26% provoca impacto de R$ 1 bilhão
Consignados: Governo aciona Justiça para manter suspensão
PF confirma prisão de mulher por crime de moeda falsa
Operação Gardien: Polícia Federal mira rede de pedofilia em MT
Janeiro Branco e a Ansiedade de Avatar
Crimes contra a receita: Defaz bloqueia mais de R$ 620 mi
Senado deve votar em março PL do streaming criticado por Wagner Moura
O salário mínimo mudou e minha aposentadoria muda?
Energia solar: TJ condena concessionária por contas elevadas
O ser e o estar: Onde Deus habita!