Da Redação - FocoCidade
Sinop contará com a instalação da primeira usina de álcool de milho, em investimentos que devem chegar a R$ 500 milhões. A prefeitura confirmou nesta quinta-feira (8) a parceria que deve promover impulso à economia local, com geração de emprego e renda.
A Indústria Paraguaya de Alcoholes S.A. (INPASA), uma empresa de capital aberto, iniciará as construções a partir do mês de fevereiro de 2018 e pretendente finalizar e colocar em funcionamento em, no máximo, dois anos.
A previsão é de que a obra possa gerar até 3 mil empregos (diretos e indiretos). De acordo com o diretor-presidente da INPASA, José Odvar Lopes, a usina, que é a primeira do grupo e do porte a ser instalada no Brasil e em Sinop, por consequência, irá operar com 1,2 mil litros de álcool por dia, moendo 3 mil toneladas de milho diariamente e 800 toneladas ao ano. A produção para alimentar a indústria virá de Sinop e também dos municípios circuvizinhos.
A INPASA admite que a escolhe de Sinop para a instalação da indústria foi bastante criteriosa. “Nós fizemos toda uma sondagem de Sinop. Muitas cidades querem nosso investimento, mas Sinop se destacou na logística, crescimento e infraestrutura”, afirmou Lopes.
A prefeita Rosana Martinelli (PR) demonstrou bastante satisfação com a novidade e revelou a grande responsabilidade que o município terá a partir desse momento. “A usina será construída na região do Alto da Glória. Já conversamos com a Odebrecht para que seja construída uma passarela elevada em frente à escola para garantir a segurança dos alunos. O fluxo de caminhões operando durante o ápice da obra pode chegar até a 300 por dia. Queremos que eles façam a parte deles, mas também precisamos fazer a nossa lição de casa”, pontua.
A prefeita revela, também, que a luta para a instalação dessa indústria começou há alguns meses quando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, fez o primeiro contato com os investidores, ainda em fevereiro desse ano.
De acordo com o grupo empresarial, já houve a compra de uma área de 150 hectares no bairro Alto da Glória, onde o empreendimento será instalado. O Poder Executivo encaminhará, ao Legislativo, projeto de concessão de incentivos aos novos investidores.
Presente na reunião e no anúncio da novidade para o município, o presidente da Câmara Municipal de Sinop, Ademir Bortoli (PMDB), disse que a Casa está à inteira disposição para somar com o Executivo e com a população que é a grande merecedora. Ele descontraiu e disse em alusão à geração dos 3 mil empregos previstos pela INPASA: “Nessa cidade, só não prospera quem não quer trabalhar”.
Presente, também, no anúncio dessa obra, estavam os secretários municipais e os vereadores Professora Branca (PR), Luciano Chitolina (PSDB), Joacir Testa (PDT), Maria José da Saúde (PMDB) e Remídio Kuntz (PR). (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PC recupera celulares furtados avaliados em R$ 97 mil
TJ: pagamento acima da fatura não gera novo limite de crédito
Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
E tempo de outro Regime Próprio como deficiente também pode ser averbado?
TJ assevera: acusados de homicídio vão ser julgados pelo Tribunal do Júri
O valor da luz silenciosa!
Delivery - Pontos que merecem atenção para a entrega de uma experiência satisfatória
Sustentabilidade e eficiência: Como embalagens flexíveis estão redesenhando o mercado de líquidos
Pivetta crava: MT é um gigante de oportunidades para agregar valor à produção
AL confirma análise da Procuradoria-Geral sobre Comissão do Feminicídio