Heleno Strobel Rosa
A saúde é um dos bens mais preciosos que alguém pode possuir. E neste mês e mais uma vez, a discussão em voga é a saúde do homem. Estamos no Novembro Azul, uma campanha internacional que visa garantir a prevenção contra o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele (não melanoma).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este ano será mais de 61 milhões de casos registrados no Brasil, um número que merece alerta. Em 2016, foram 13,772 mil mortes de homens em decorrência do câncer de próstata no país.
Embora seja mais comum a ocorrência do câncer de próstata em homens com idade acima de 50 anos, a prevenção deve começar bem antes, sendo ideal que já aos 45 anos para os indivíduos com maior pré-disposição genética com histórico familiar da doença.
Vale destacar que apenas o médico é capaz, por meio de história clínica detalhada, exame físico e exames complementares, de diagnosticar o câncer de próstata.
O objetivo da conscientização é combater o preconceito que ainda existe em muitos homens de não ir ao médico – infelizmente este tabu entranhado na mente masculina abrevia a vida de muitos – por serem diagnosticados com o câncer de próstata já em fase avançada.
É importante destacar que os cuidados com a saúde masculina não podem se restringir ao mês de novembro. Todo mês é mês de prevenção. Todo dia é dia de cuidado com a saúde, pois a vida merece cuidados. Por fim, homens, busquem sempre o melhor para a saúde de vocês e não fujam das políticas públicas de rastreamento.
Heleno Strobel Rosa é Coordenador Médico da Qualycare Home Care & Resgate.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira