Onofre Ribeiro
Vou continuar enchendo a cabeça do leitor com a História da divisão do estado que separou a região Sul e criou o estado de Mato Grosso do Sul, a partir de 1º de janeiro de 1979. A Lei-Complementar 31 que criou a divisão foi de 11 de outubro de 1977.
Podemos colocar a divisão dentro de dois pontos de vista. Um federal e outro regional. O governo federal queria ocupar a Amazônia, por razões de segurança nacional e pra resolver problemas sociais e fundiários no Sul. No regional, o Sul sonhava e trabalhava pela separação desde o fim da guerra com o Paraguai, em 1870. Mais tarde quando da Revolução Constitucionalista de 1932, o Sul se aliou a São Paulo, que combatia o governo Getúlio Vargas. Fundou à revelia o Estado de Maracaju, acreditando que São Paulo seria vencedor.
Campo Grande era a matriz das ideias separatistas. Os filhos dos pecuaristas do pantanal, mineiros vindos há pouco mais de 20 anos, mandaram os filhos estudar em São Paulo. Eles voltaram com a ideia de separar muito forte. Em 1932, fundaram a Associação Sulmato-grossense pra esse fim. Dali até 1973 a ideia teve altos e baixos. Em 1973 no governo do presidente Garrastazu Médici a ideia ficou fortíssima. Com Geisel, que o sucedeu muito mais forte.
Por uma ironia do destino, tanto Geisel quanto a maioria do comando de seus governo, foram oficiais do Exército que em algum momento de suas vidas serviram em Campo Grande na 9ª. Região Militar. Levaram a ideia de separação do Sul do estado. Em 1975 em diante no governo Geisel a divisão passou a ser só uma questão de dias e meses.
Sem qualquer consulta ao Governo de Mato Grosso, a decisão chegou a Cuiabá de véspera. O gabinete e os ministérios do governo federal trataram o assunto sigilosamente com líderes políticos do Sul do estado. Uma coisa não se pode negar, apesar do sentido ditatorial que determinou a divisão. O governo federal criou programas especiais de desenvolvimento para as duas regiões com a finalidade de criar infraestrutura e prepará-las pra separação.
Mas isso é tema pra amanhã.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800