A abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2017, promovida pela MTmamma amigos do peito - a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, vai ser realizada neste domingo (01.10), a partir das 18h, no Parque das Águas, em Cuiabá. É a primeira vez que a entidade dá início à campanha de combate ao câncer de mama iluminando com a cor rosa um espaço público.
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), parceira da MTmamma, desde 2010, faz um concerto especial sob a regência da maestro Fabrício Carvalho e as solistas convidadas: Priscila Carvalho, Lindi Mariani, Iasmin Medeiros,Maidi Dickmann e Karola Nunes. Outra novidade é a parceria com o Shopping Goiabeiras e Shopping Várzea Grande onde vai ser instalado o Bazar Beneficente para a comercialização dos produtos da associação: camisetas da campanha, chaveiros Coração da Vida, agendas 2018 e necessaires, de 02 a 31 de outubro.
A MTmamma amigos do peito, pelo oitavo ano consecutivo, tem uma extensa programação como palestras, caminhada e dia na praça para divulgar o diagnóstico precoce do câncer de mama- medida que pode representar a cura em mais de 90% dos casos - orientar para a consulta médica e a realização dos exames periódicos. O encerramento da campanha é no dia 4 de novembro com a tradicional MACARROmamma, no Cenarium Rural. (Veja programação completa abaixo)
ESTATÍSTICA- No Brasil, o câncer de mama é o que mais atinge o sexo feminino. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o biênio 2016-2017, são de 57.960 novos casos registrados somente em mulheres. Os homens também podem ter a doença mas, o índice representa apenas 1% do total. Em Mato Grosso os dados oficiais apontam que 710 novos casos devem ser registrados (100 a mais do que em 2015), desses, 220 estão na Capital.
Para a MTmamma, o alerta é fundamental para conter o avanço da doença, principalmente, em mulheres jovens, muitas,
assistidas pela associação, em Cuiabá. " O nosso compromisso é conscientizar mulheres e homens sobre a importância do autoexame, a visita ao médico e os exames de rotina como a mamografia. O câncer diagnosticado precocemente tem mais chances de cura", reforça a diretora presidente da MTmamma, Cleuza Dias.
Educação e Apoio
A Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós tratamento do Câncer de Mama promove a Campanha Outubro Rosa desde 2010 e incentivou outros setores a iluminar de rosa prédios públicos e privados em Cuiabá e em muitas cidades do interior. Criada, oficialmente, em março de 2009, a MTmamma amigos do peito é reconhecida pelo Estado e pelo município, como entidade pública sem fins lucrativos.
A campanha é uma das formas para arrecadar recursos e manter as atividades voltadas para pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, chamadas de assistidas, na sede da entidade, na capital. Além disso, associados, doadores e colaboradores junto com o trabalho de voluntários contribuem para manter a entidade que oferece, gratuitamente, aulas de hidroginástica, pilates, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem ainda o primeiro Banco de Perucas do Estado.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal