Da Redação - FocoCidade
Diante da gigantesca arranhadura na imagem e da negativa do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre votação da prisão preventiva do deputado Gilmar Fabris (PSD), a Assembleia Legislativa instituiu às pressas, nova composição da Comissão de Ética, agora na presidência de Leonardo Albuquerque (PSD), que tenta com amparo da assessoria jurídica meios para assegurar à Casa de Leis o direito de decidir sobre a vaga do pessedista.
Ministro Luiz Fux utilizou a Súmula 324 decorrente da Operação Dominó, que impediu soltura de parlamentares de Rondônia, para negar aos deputados do Legislativo de Mato Grosso o poder de decidir sobre a liberdade de Gilmar Fabris.
Leonardo pontuou estar o tema sendo analisado pela procuradoria do Poder, devendo a Casa de Leis ingressar com recurso junto ao STF para revisão da decisão de Luiz Fux acerca do domínio da votação.
A nova Comissão de Ética é formada ainda pelos deputados Adriano Silva (PSB), Allan Kardec (PT), Saturnino Masson (PSDB) e Wancley Carvalho (PV), além de Leonardo Albuquerque. Todos fazem parte da Legislatura atual e não foram citados na delação do ex-governador Silval Barbosa. O único "adendo" é Wancley que integra inquérito instaurado pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para apurar crimes de peculato e contra a administração pública envolvendo outros parlamentares e o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB).
Faziam parte do Conselho de Ética “destituído” do Poder os deputados Pedro Satélite, Oscar Bezerra (PSB), Silvano Amaral (PMDB), Ondanir Bortolini (PSD), Guilherme Maluf (PSDB), Romoaldo Júnior (PMDB) além de Saturnino e Janaina Riva (PMDB), sendo somente os dois últimos nomes não mencionados pelo ex-gestor do Estado em sua delação.
Leonardo Albuquerque considerou ainda a urgência para resolução do tema em razão da necessidade de retorno célere para andamento de matérias importantes em tramitação no Poder.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Crimes contra a receita: Defaz bloqueia mais de R$ 620 mi
Senado deve votar em março PL do streaming criticado por Wagner Moura
O salário mínimo mudou e minha aposentadoria muda?
Energia solar: TJ condena concessionária por contas elevadas
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta