Da Redação - FocoCidade
O período de intenso calor é agravado em Cuiabá com registros que apontam queda na umidade do ar nos últimos dias, chegando a 12%. O ideal é que os índices de umidade do ar permaneçam entre 40% e 60%. O alerta é da Defesa Civil do município, que recomenda adoção de medidas preventivas para minimizar o impacto à saúde.
Seguindo a política de humanização na prestação dos serviços públicos implantado pela atual gestão, a Defesa Civil de Cuiabá orienta a população cuiabana sobre as precauções necessárias a serem adotadas durante o período de intenso calor e baixa umidade relativa do ar na capital mato-grossense.
Conforme o diretor de Proteção e Defesa Civil do Município, Cel. Paulo Wolkmer, as recomendações seguem as diretrizes de enfrentamento à época com o clima seco, elaboradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A partir desta constatação, fez-se necessário a realização do alerta, para que sejam adotadas medidas protetivas pela própria sociedade, a fim de assegurar a preservação da saúde e bem-estar de todos. A orientação é que se evite a prática de atividades físicas ao ar livre, entre às 10h e 16h, e aumente o consumo diário de água. Outra dica importante é o uso de protetor solar e hidratante durante exposição ao sol, e ainda a umidificação de ambientes fechados com vaporizador, recipiente com água ou uma toalha molhada.
“Durante esse estágio os mais prejudicados são, normalmente, as crianças e idosos. Nosso pedido é para que se tenha um cuidado especial com essas duas faixas etárias, mas sem esquecer-se do restante da população. É importante, por exemplo, adotar o hábito de pingar algumas gotas de soro fisiológico nas narinas e de consumo de refeições leves. São ações simples, mas que se forem seguidas podem evitar possíveis complicações na saúde”, comentou Wolkmer.
O diretor destaca ainda as queimadas ilegais é também outro complicador durante essa temporada. Segundo ele, a Defesa Civil tem adotado medidas no intuito de evitar esse tipo de prática que favorece no aumento dos registros de doenças respiratórias. Dentre as providências está a disponibilização de três equipes de brigadistas para aturem, junto ao Corpo de Bombeiros Militar, no combate a focos de incêndio em terrenos urbanos.
“No perímetro urbano as queimadas são proibidas durante todo o ano. Todavia, infelizmente, ainda existem pessoas que insistem nessa prática. Por isso, idealizamos essa parceria com o Corpo de Bombeiros, colocando à disposição esses brigadistas contratados pelo Município e reforçando o aparato neste longo período sem chuva e alta temperatura”, pontuou. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal