Paulo Lemos
Tudo na vida está em movimento, já dizia Heráclito. O rio de águas correntes nunca será o mesmo.
Se as leis da química, física e biologia enquadram-se nessa premissa, quanto mais as ciências sociais, a sociologia, a antropologia e as ciências políticas, enfim, a própria condição humana que está na história e no porvir.
A própria Bíblia judaico-cristã evoluiu, ou simplesmente mudou, a depender do ponto de vista. Não fosse assim, existiria somente um Testamento, ao invés de dois, o Novo e o Velho.
Diante de circunstâncias tão óbvias da dinâmica da vida e da natureza, por que é que alguns religiosos crêem que a história e revelação da verdade das coisas como um todo encerraram-se dois mil anos atrás?
De lá para cá fizemos o quê? Ficamos estáticos, apenas com o olho no passado? Só existe "um livro"? Toda produção remanescente ou alheia a ele não tem valor algum, tampouco nos ajuda a rever nossas certezas e a compreender algo?
Para quem crê em Deus, é razoável pensar numa existência tão restrita, autoritária e hostil, para não dizer medíocre e desprezível, projetada por Ele, ao ponto de quem não se amoldar à visão doutrinária e dogmática de uma dada religião ir direto para o inferno, ou pelo menos para o purgatório? Mais vale estar na igreja sem ajudar ao próximo, ou fazer o bem fora dela?
Quando é que os religiosos entenderão, por exemplo, que não é a condição sexual de um ser humano que serve de subsídio para julgar e condenar seu caráter, seu futuro e seu passado, sobretudo quando há amor e fidelidade no relacionamento? E, sim, atitudes como a usura e a avareza, a luxúria e a ganância, a ira e a violência, a gula, a cobiça e a inveja, a preguiça, o orgulho e a vaidade, tudo, fruto do egoísmo, da ignorância e da maldade.
Será que com tanto descalabro visto hodiernamente na política, na economia, na sociedade, produto da corrupção e dos "pecados capitais" epigrafados acima, alguns setores da igreja ainda insistirá em colocar como matéria de sua competência e missão a "cura gay"? Vai ficar assistindo desenho para ver se o Mickey e o He-Man são homossexuais? Isso só pode ser demência ou paranóia, coisa de gente doente, enrustida ou sem ter o que fazer, infeliz e lamentavelmente.
Jesus realmente precisa voltar de novo. Entretanto, não é para buscar qualquer pessoal. É para ensinar tudo de novo, principalmente aos ditos cristãos, que parecem viver noutro Mundo, que, porém, também não é o Céu. Deve ser o "Matrix".
Paulo Lemos é advogado em Mato Grosso.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande