Da Redação - FocoCidade
A construção de um grande esquema de desvio de dinheiro público, com participação de empresas dos mais variados ramos, incluindo a esfera do Biodiesel consta na delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). O peemedebista aponta o irmão do senador Cidinho Santos (PR), Vagner Santos, no papel de suposto articulador de propina com representantes dessa área.
O ex-gestor do Estado descreve a concessão de benefícios fiscais para empresas, com retorno em forma de “propina” que foi recolhida pelo ex-secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf.
“No que tange ao Setor de Biodiesel, os pagamentos de propina se iniciaram no ano de 2012 ou 2013, sendo que quem coordenou o recebimento desses valores foi PEDRO NADAF, ex-Secretário da Casa Civil, que foi quem avisou ao colaborador sobre os recebimentos dessas vantagens indevidas”, assinala trecho da delação.
De acordo com o ex-governador, os valores eram negociados com Vagner Santos.
“O valor aproximado de R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio) de reais anuais, sendo que Pedro negociava com Vagner dos Santos, que é irmão do Senador Cidinho. Vagner era a pessoa responsável em levantar os valores dentro do segmento e repassar ao governo, sendo que em troca o regime tributário seria de estimativa.”
Silval Barbosa descreve suposta participação do senador Cidinho Santos no esquema. “Pedro Nadaf comunicava ao colaborador que o Senador Cidinho auxiliava o irmão Vagner nas tratativas dos pagamentos de propina, no entanto, o colaborador não se recorda de ter tratado desse assunto com o Senador Cidinho”, pontuou na delação.
Outro lado
Senador Cidinho Santos nega envolvimento de seu nome, assinalando ter o governo Silval Barbosa "extorquido" empresários do setor.
"Se refere a possível pagamento de propinas por empresas de Biodiesel ao Governo Silval. O que posso te dizer é que o Sindibio que é o Sindicato que representa estas empresas antes da delação já havia procurado a Justiça e está colaborando.
Na verdade, conforme depoimento do próprio Silval o setor de biodiesel procurou o Governo solicitando apenas que MT cobrasse a mesma tarifa de ICMS dos outros Estados da Federação, para que eles tivessem condições de competitividade. E o Governo para atender esta demanda justa do setor extorquiu os empresários cobrando um valor anual. Meu irmão também é vítima porque ele tem empresa de biodiesel e teve que pagar. No entanto, como te disse antes este assunto está sendo tratado perante a Justiça pelo Sindibio."


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Sefaz alerta: Caixa Econômica deixa de receber tributos estaduais
Zerar déficit de 202 mil vagas em presídios custaria R$ 14 bilhões
Operação Mendacium da PF derruba esquema de fraudes bancárias
PL 4588: o escudo legal do agronegócio
TJ manda plano de saúde pagar cirurgia urgente de criança
Como os Algoritmos Estão Lendo Seus Pensamentos?
Cooperativismo de crédito: um modelo que transforma comunidades
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso