Onofre Ribeiro
Certamente o poeta mineiro Carlos Drumond de Andrade não pensou pro seu poema outro uso que não fosse o deleite do espírito. Mas a pergunta cabe agora neste momento em que o Brasil naufraga fragorosamente: “E agora, José?” Uma história de 517 anos vai morrendo dia após dia. O sistema político naufragou junto com o naufrágio da economia. Lentamente, quase sem que percebêssemos o país foi se desmontando graças à ação de um malvado sistema político construído anos após ano, governo após governo.
Em 1988 a Constituição Federal promulgada com toda a pompa escondia um mar de contradições de legisladores que misturam sentimentos e intenções. Fora uma poderosa incompetência pra enxergar o mundo daquele tempo. Muito menos de imaginar que o mundo futuro evoluiria.
A Constituição virou uma colcha de retalhos de todas as cores e não serve mais senão pra criar confusões e proteger um sistema maldito de poder. Na esteira dessa Constituição construiu o corporativismo dos poderes, a proteção extrema dos privilégios e direitos, o corporativismo dos burocratas que servem ao serviço público. E as leis subsequentes foram elaboradas à sombra protetora da tal Constituição.
Pra onde vamos? Perguntaria o poeta. “E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu a noite esfriou, e agora, José? e agora, você?” Nada de resposta. A mídia murmura declarações desencontradas. Denúncias forjadas. Denúncias mal faladas.
Militares dariam conta de governar? Não. Civis? Muito menos? Políticos? Nem pensar. Economistas? Erram demais? Gestores? Perderam a compostura. Povo? Como? Analfabeto político.
Angustiados, nós brasileiros só temos o poeta pra nos consolar: E agora, José?
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
onofreribeiro@onofreribeiro.com.br www.onofreribeirio.com.br

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande