Ex-deputado José Riva teria usado a esposa, ex-secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, como laranja para garantir vantagens indevidas na seara das negociações do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
É o que aponta a representação da Polícia Federal na Operação Descarrilho, que investiga fraudes nas obras do modal no Estado.
As investigações apontam ainda que “tal circunstância evidencia que Janete Gomes Riva nada mais era do que a testa de ferro de José Riva, este, sim, o verdadeiro sócio oculto da Multimetal. O uso de testa de ferro consiste em uma das tipologias clássicas de lavagem de dinheiro, mormente em casos em que há agentes políticos interessados em auferir vantagens por intermédio de empresas contratadas por entes públicos”.
As articulações visando propina teriam ocorrido por meio da subcontratação da empresa Multimetal ao valor de R$ 11,5 milhões, através do consórcio.
“José Geraldo Riva, por sua vez, foi forte defensor da implantação do modal VLT, fato público e notório e, segundo Silval Barbosa, apesar deste não poder afirmar se houve acerto nos mesmos moldes do acordado com a subcontratação da Cohabita, José Riva pediu que ele (Silval), na condição de governador, intercedesse para que o consórcio subcontratasse a Multimetal, o que, de fato, foi feito. À época, José Geraldo Riva era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, e a manobra revelada por Silval Barbosa certamente tinha relação com as funções por eles exercidas”, acentua o documento.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal