Da Redação - FocoCidade
Mato Grosso aderiu ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A adesão ao sistema se tornou oficial com assinatura do ministro Blairo Maggi de portaria que assegura ao Estado fazer parte do Sisbi-Poa, que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Com a assinatura da portaria, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal ao do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT).
A solenidade ocorreu durante a abertura da 45º Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso), em Rondonópolis, na segunda-feira (7) e contou com a presença do governador Pedro Taques.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, a adesão é um passo importante porque faz a conexão do sistema de inspeção de Mato Grosso com o Suasa. “Isso é muito importante para a indústria frigorífica, porque ela vai poder comercializar os produtos que são inspecionados em Mato Grosso fora do estado, o que permitirá que circulem nacionalmente.”
Hoje, já fazem parte do Sisbi-Poa Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia e o Distrito Federal.
O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), Guilherme Linares Nolasco, também participou da cerimônia de assinatura da portaria.
Depois da solenidade, Maggi percorreu as instalações da Exposul, que vai até sábado (12). A exposição é uma das mais tradicionais do calendário de agroeventos de Mato Grosso. (Com assessoria Mapa)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Adiada votação do projeto que reajusta salários do Judiciário
COP 30: Governo apresentará mapa de produção e preservação ambiental
AL: audiência debate Índice de Participação dos Municípios no ICMS
PF mira esquema de crimes financeiros contra a Caixa Econômica
Senador destaca aprovação de projeto que garante regularização de imóveis
PC prende homem suspeito de furto de módulos em transportadora
Não é falta de vergonha. É dor na alma.
IBGE revela nomes e sobrenomes mais comuns do país; veja a lista
TJ manda consórcio liberar carta de crédito a cliente contemplada
Quer ter sucesso em 2026? Comece agora