Da Redação - FocoCidade
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) divulgou o novo valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado de Mato Grosso (UPF/MT) que passa a ser de R$ 126,39 a partir desta terça-feira (01).
O valor foi publicado por meio da portaria 130/2017, que circulou no Diário Oficial do dia 26 de julho e divulgou os coeficientes de atualização monetária, aplicáveis aos débitos fiscais.
Para o mês de agosto houve uma redução de quase 1%, por unidade, em comparação com a UPF do mês de julho. De acordo com a Unidade de Pesquisa Econômica Aplicada (UPEA), da Sefaz, a redução foi possível devido ao IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) do mês de junho ter ficado negativo em 0,96%.
O reajuste da UPF atende ao artigo 43, da Lei 7098/98, que estabelece este indexador para corrigir taxas e tributos cobrados pelo Estado. Os valores são fixados de acordo com a oscilação do IGP-DI, que é um indicador mensal de inflação calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A UPF serve como base de cálculo para atualização monetária dos débitos fiscais, inclusive dos inscritos em dívida ativa. Entre os exemplos de impostos e taxas que são cobrados tendo como base a UPF estão a Taxa de Segurança Pública (Taseg), Taxa de Segurança contra Incêndio (Tacin), multas do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), entre outros. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Educar também é celebrar o caminho percorrido
A ceia que cuida, o brinde que respeita e a vida que merece ser celebrada
Verão, família e um brinde arriscado para quem luta contra a dependência
Indea destaca: MT fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos
Festas de fim de ano: Procon-MT alerta à compra de alimentos
TJ nega pedido de banco para suspender cumprimento de sentença
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
TJ: Carta de MT prevê plano de Enfrentamento à Violência Doméstica
Operação da PM e PRF apreende mais de 800 kg de maconha
O incentivo à desindustrialização