Vinícius Bruno ? Especial para o FocoCidade
Os empresários da indústria mato-grossense estão otimistas em relação ao destino da economia do Estado e das próprias empresas para os próximos meses. De acordo com levantamento da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiem), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), no quesito empresa, situou em 57,8 pontos este mês, o que indica otimismo em relação ao próprio negócio.
O indicador leva em consideração uma escala que varia entre zero e 100 pontos, sendo 50 pontos o limiar entre pessimismo e otimismo. De modo geral, o Icei, considerando a conjuntura econômica e política, registrou 50 pontos em julho, sendo que as pequenas empresas revelaram 46,3 pontos e as médias e grandes indústrias, 51,6 pontos.
Considerando a atividade, as indústrias da construção civil estão, em geral, mais otimistas que as indústrias extrativas e de transformação. No primeiro caso o Icei situou em 52,9 pontos, enquanto que as demais ficaram em 49,5 pontos.
De acordo com técnicos da Fiemt, as mudanças que vêm ocorrendo no cenário brasileiro contribuem para essa oscilação. “Mato Grosso e outros Estados seguem a média brasileira, que em julho apresentou 50,6 pontos. Em longo prazo ainda é perceptível uma evolução da confiança do empresário mato-grossense no ano de 2017, comparado ao ano anterior, que apresentou queda desde agosto de 2016 até janeiro de 2017”.
Histórico – Desde fevereiro deste ano, as indústrias mato-grossenses têm gerado índices otimistas. O ano começou com o Icei em 45,9 pontos, e subiu para 52,4 pontos em fevereiro. Até junho, o Icei vem mantendo a média acima de 50 pontos, com tendência de permanecer positivo até dezembro, dentro da perspectiva dos empresários de que a pior fase da crise econômica já passou.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado
Operação da PC e Vigilância Sanitária interdita clínica de estética
Governo mira pequenas e médias empresas para fechar rombo fiscal
Governo garante gás de graça para 15,5 milhões de famílias
Tribunal do Júri: homem acusado de homicídio é condenado a 12 anos
Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria
Dos Baby Boomers à Geração Z: conflitos e aprendizados do novo mundo corporativo
Operação integrada prende homicida condenado a 14 anos
Tribunal de Justiça elege novos juízes-membros do TRE