Vinícius Bruno ? Especial para o FocoCidade
Os empresários da indústria mato-grossense estão otimistas em relação ao destino da economia do Estado e das próprias empresas para os próximos meses. De acordo com levantamento da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiem), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), no quesito empresa, situou em 57,8 pontos este mês, o que indica otimismo em relação ao próprio negócio.
O indicador leva em consideração uma escala que varia entre zero e 100 pontos, sendo 50 pontos o limiar entre pessimismo e otimismo. De modo geral, o Icei, considerando a conjuntura econômica e política, registrou 50 pontos em julho, sendo que as pequenas empresas revelaram 46,3 pontos e as médias e grandes indústrias, 51,6 pontos.
Considerando a atividade, as indústrias da construção civil estão, em geral, mais otimistas que as indústrias extrativas e de transformação. No primeiro caso o Icei situou em 52,9 pontos, enquanto que as demais ficaram em 49,5 pontos.
De acordo com técnicos da Fiemt, as mudanças que vêm ocorrendo no cenário brasileiro contribuem para essa oscilação. “Mato Grosso e outros Estados seguem a média brasileira, que em julho apresentou 50,6 pontos. Em longo prazo ainda é perceptível uma evolução da confiança do empresário mato-grossense no ano de 2017, comparado ao ano anterior, que apresentou queda desde agosto de 2016 até janeiro de 2017”.
Histórico – Desde fevereiro deste ano, as indústrias mato-grossenses têm gerado índices otimistas. O ano começou com o Icei em 45,9 pontos, e subiu para 52,4 pontos em fevereiro. Até junho, o Icei vem mantendo a média acima de 50 pontos, com tendência de permanecer positivo até dezembro, dentro da perspectiva dos empresários de que a pior fase da crise econômica já passou.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Adiada votação do projeto que reajusta salários do Judiciário
COP 30: Governo apresentará mapa de produção e preservação ambiental
AL: audiência debate Índice de Participação dos Municípios no ICMS
PF mira esquema de crimes financeiros contra a Caixa Econômica
Senador destaca aprovação de projeto que garante regularização de imóveis
PC prende homem suspeito de furto de módulos em transportadora
Não é falta de vergonha. É dor na alma.
IBGE revela nomes e sobrenomes mais comuns do país; veja a lista
TJ manda consórcio liberar carta de crédito a cliente contemplada
Quer ter sucesso em 2026? Comece agora