Da Redação - FocoCidade
Num enfrentamento à crise na economia, municípios como Nova Xavantina conseguem "amparo" na perspectiva de empresas que subsidiam o desenvolvimento. A reabertura da planta frigorífica do grupo Marfrig, nesta terça-feira (25), prevê geração de emprego e renda em razão da contratação de aproximadamente 400 funcionários.
O vice-governador do Estado, Carlos Fávaro, esteve no município no último fim de semana para conhecer a estrutura do empreendimento. Na ocasião, o diretor do frigorífico, Alcides Bergamo, pediu a interferência e articulação do vice-governador junto à empresa Energisa para obter o contrato de demanda de energia. "Nós temos energia, mas precisamos do contrato de demanda, para que seja retomado. Queremos a ajuda do vice para que esse processo seja acelerado, pois o início do abate será na terça-feira".
Fávaro disse que quem ganha com tudo isso é o município, por meio da geração de empregos e desenvolvimento de toda a região. "A união de esforços está garantindo que a gente avance neste momento de crise que o país e o estado estão enfrentando, quem ganha com esse esforço conjunto, sem dúvida, é a população".
Esta já é a terceira planta com data para reabertura no estado. Ele lembra que, na segunda-feira (17.07), esteve em reunião com representantes do frigorífico Pantanal, que deve ser reativado em outubro. Além disso, também foi reaberto o frigorífico Minerva, de Mirassol D'Oeste.
Após a visita, o vice-governador e o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serv Públicos (Ager-MT), Eduardo Moura, falaram pelo telefone com o diretor-presidente da Energisa, Roberto José Barbanera. Ele sinalizou positivamente em atender a empresa e os interesses dos mato-grossenses.
De acordo com o gerente industrial do frigorífico, Ailton Marcio, já foram contratados 400 funcionários, e esse número pode chegar a 800, caso seja alcançanda a capacidade máxima de abate, que é 1,5 mil ao dia. A previsão, segundo ele, é que inicialmente sejam feitos 90 abates diários. "Estamos buscando contratar pessoas de toda a região, precisamos de mão de obra qualificada e muita gente do município já foi contratada".
Visitas a municípios
Fávaro chegou ao município na tarde de sábado (22) e, além da visita a planta frigorífica, participou da inauguração da Avenida Campo Grande e da sinalização horizontal e iluminação de LED na avenida, obra feita com recurso municipal.
Durante a noite, o vice-governador participou da programação da Temporada de Praia 2017 de Nova Xavantina, que tem como objetivo estimular o potencial turístico do município.
Na manhã do domingo (23), ele prestigiou a abertura do 16° Festival de Pesca de Nova Xavantina. Acompanharam o vice-governador nesta agenda os deputados estaduais Baiano Filho, Nininho, o senador José Medeiros e os prefeitos dos municípios de Araguainha, Araguaiana e Água Boa. (Com assessoria)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade