Da Redação - FocoCidade
Levantamento da prefeitura aponta que ao completar um ano de efetivo funcionamento, a UPA IPASE, inaugurada em 22 de junho de 2016, atinge a histórica marca de 111.489 pessoas atendidas.
Os dados revelam uma média de 10.760 pacientes que receberam um ou mais procedimentos médicos durante os últimos 365 dias. A gestão ressalta que essa unidade de saúde foi a segunda em Várzea Grande a funcionar 24 horas por dias.
“Temos aqui um exemplo de funcionalidade, de política de resultados, pois nos dedicamos para que a saúde em Várzea Grande seja exemplar e possa atender as demandas existentes”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao lembrar que paulatinamente tem destinado cada vez mais recursos públicos para essa área tão essencial como a saúde pública.
Nos quatro primeiros meses deste ano de 2017, os investimentos em saúde pública consumiram 28% das receitas correntes, quanto a previsão da lei é de que a Saúde tem que receber 15% das receitas arrecadadas pela administração municipal, numa clara demonstração do compromisso da atual gestão para com este setor preponderante e de essencial funcionalidade para os cidadãos.
“Falar que vamos conseguir debelar todos os problemas existentes na saúde seria enganar a população, mas reafirmo que somos determinados e empenhados na busca de soluções que atendam e promovam uma saúde de resultados para todos aqueles que necessitem”, disse a prefeita lembrando que pretende avançar ainda mais, tanto que não param as obras no setor.
Ela considerou como exemplar o funcionamento e o atendimento da UPA IPASE, reafirmou compromisso de iniciar ainda neste ano e entregar em 2018 às obras da UPA Cristo Rei que será a terceira unidade de Várzea Grande a funcionar 24 horas todos os dias, além de outras 07 Unidades Básicas de Saúde – UBS que deixaram de ser entregues na gestão passada e que serão entregues até 2020.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes lembrou dos esforços do ex-secretário de Saúde municipal e atual secretário de Saúde do Estado, Luiz Soares para colocar a unidade para funcionar. “A UPA IPASE foi deixada pela administração passada e todo um esforço teve que ser feito para que a mesma tivesse suas obras concluídas e equipada e fosse colocada para funcionar, então a data de hoje é fundamental e importante para a cidade, para a população e para nós servidores da área médica e profissionais que sabem da importância do trabalho que eles prestam para Várzea Grande e sua gente”, frisou Diógenes Marcondes.
Lucimar Sacre de Campos reafirmou ainda a entrega das obras de 20 leitos de UTI do Hospital e Pronto Socorro, o novo Centro Cirúrgico com três salas e a Rede Cegonha com outros três centros cirúrgicos para efetivamente permitir que entre 150 e 200 crianças possam nascer em Várzea Grande.
“Uma de nossas principais missões está sendo melhorar a saúde e estamos conseguindo paulatinamente fazer com que essa se torne uma grande realidade para nossa cidade e nossa gente”, disse a prefeita apontando que a efetividade nos atendimentos da UPA IPASE e das outras 35 unidades de saúde de Várzea Grande, dependem muito da força humana que cada servidor administrativo ou médico proporciona com suas funções.
A chefe do Poder Executivo ressaltou também todos os esforços da administração municipal para dotar as unidades de saúde de insumos básicos para funcionamento e para atendimento a população que necessita de atendimento.
“Para se ter uma noção, saímos de 20% de cobertura na Atenção Básica para 42,79%, um crescimento de mais de 100%, sendo que a Atenção Básica é essencial, pois são os atendimentos que podem ser feitos nas unidades de saúde sem a necessidade de se ir ao Hospital e Pronto Socorro Municipal e a UPA IPASE”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.
O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes frisou que as unidades de Atenção Básica foram dotadas de insumos e servidores para prestarem serviços que anteriormente não eram prestados, como vacinação, suturas, curativos, consultas, enfim tudo que uma unidade necessita para os primeiros atendimentos, evitando assim que as pessoas procurem o Hospital e Pronto Socorro e a UPA IPASE que ficam para atendimentos de urgência e emergência. (Com assessoria)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade