• Cuiabá, 22 de Agosto - 2025 00:00:00

Valtenir diz que direções destituídas 'eram completa bagunça no PSB'


Presidente do PSB em Mato Grosso, o deputado federal Valtenir Pereira divulgou nesta quinta-feira (6) "relatório preliminar" das 132 direções municipais destituídas por ele, fazendo questão de mandar recado à ala descontente no partido.

O deputado acentua série de irregularidades na composição das comissões provisórias, leia-se dupla filiação. "Várias irregularidades insanáveis foram verificadas, como por exemplo a absurda constatação da dupla filiação, ou seja, eram mandatários do PSB em muitos municípios pessoas que tinham filiação partidária em outras agremiações, transformando o nosso partido em verdadeira “barriga de aluguel”. Essa situação é vedada pelo estatuto do partido, art. 80", pontua o parlamentar.

O presidente do PSB assinala ainda, em sua avaliação divulgada à imprensa, "alguns exemplos dessa situação esdrúxula e de completa bagunça da organização partidária".

Confira na íntegra as pontuações do presidente do PSB em MT:

"Visando sanar os vários questionamentos sobre a inabilitação temporária das Comissões Provisórias, a nova Direção Executiva Regional do Partido Socialista Brasileiro - PSB de Mato Grosso vem à público informar que realizou análise da conformidade jurídica das Comissões Provisórias Municipais, tendo sido constatado, em sede preliminar, inúmeras impropriedades.

Várias irregularidades insanáveis foram verificadas, como por exemplo a absurda constatação da dupla filiação, ou seja, eram mandatários do PSB em muitos municípios pessoas que tinham filiação partidária em outras agremiações, transformando o nosso partido em verdadeira “barriga de aluguel”. Essa situação é vedada pelo estatuto do partido, art. 80.

Alguns exemplos dessa situação esdrúxula e de completa bagunça da organização partidária:

Em Cuiabá, desde 1º de abril de 2016, a Comissão Provisória Municipal tem como secretária de organização partidária, Sra. MARIMAX DA SILVA ALMEIDA, filiada ao PTC, conforme comprova o registro oficial no site da Justiça Eleitoral.

Em Chapada dos Guimarães, o caso se repete. Desde o dia 03 de agosto de 2015, a Comissão Provisória Municipal tem como integrante a ex-candidata à prefeita e hodiernamente suplente de vereador, Sra. MABEL STROBEL MOREIRA WEIMER, filiada no PSC, ocupando o cargo de Secretária de Organização Partidária.

Em Juara, o Sr. JOÃO CÂNDIDO DE OLIVEIRA, Secretário de Organização Partidária, é filiado ao PSDB. Já em Barra do Garças, o vice-presidente, Sr. VALDEIR LEITE GUIMARÃES, é filiado ao PDT.

Em Rondonópolis o Sr. ANIBAL MANOEL LAURINDO (secretário de movimento partidário desde 09 de setembro de 2015), não é filiado ao PSB. Ainda em Rondonópolis, o CNPJ utilizado não pertence à Comissão Provisória e encontra-se baixado na Receita Federal desde janeiro de 2013.

Semelhantes irregularidades repetem-se em Jaciara, Lucas do Rio Verde e em outros municípios.

Assim, diante da real possibilidade de haver outras Comissões Provisórias contaminadas por irregularidades na composição e funcionamento, a Executiva Estadual, consciente de suas responsabilidades e competências, foi obrigada a inabilitar temporariamente as comissões, para fins de garantir o respeito à ordem jurídica, reorganizar o partido e dar lisura, transparência e coerência às informações e registros feitos perante a Justiça Eleitoral.

Os trabalhos de levantamento e saneamento das inconsistências e irregularidades continuam e serão concluídos até o próximo mês para que se possa alcançar o nível de excelência da organização partidária que se espera de um grande e importante partido como o PSB.

A Executiva Regional do PSB-MT está promovendo, portanto, necessária profilaxia e os devidos ajustes partidários, dentro da mais absoluta legalidade e da livre conveniência e oportunidade conferidas estatutariamente as instâncias superiores do Partido, sobretudo perante organismos hierarquicamente inferiores de natureza jurídica efêmera, como é o caso das comissões provisórias.

Desse modo, reitera-se aqui o firme propósito desta nova direção para um permanente diálogo com as bases e lideranças, com ou sem mandato, e a construção de consensos, pois acreditamos que somente com a união de todos será possível formular políticas públicas e realizar projetos que melhorem a vida das pessoas, diretrizes essas inafastáveis da atual Gestão Partidária. Para tanto, é indispensável, porém, que os diretórios municipais sejam plenamente regularizados, e passem a ser compostos por filiados do PSB que estejam comprometidos com a ideologia do partido.

Organizado, o PSB trilhará seu caminho de vitórias. À Luta."

Executiva Regional do PSB




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: