Da Redação - FocoCidade
Tribunal de Justiça desproveu recurso do Arens & Graciola Ltda - empresa de fertilizantes no município de Tapurah, contra a empresa TCA Agrícola. Os desembargadores aplicaram o principio da menor onerosidade e da preservação da empresa.
A decisão unânime da Primeira Câmara de Direito Privado do TJ ratificou decisão de primeira instância.
De acordo com o relator da Apelação n° 11072/2016, desembargador João Ferreira Filho, no caso de titularidade incerta de bens penhorados, seria excessivamente onerosa à apreensão dos maquinários essenciais para o funcionamento da empresa. “Devem ser ratificados integralmente os fundamentos dessa decisão em nome do princípio da menor onerosidade à parte executada”, disse.
Segundo consta nos autos, há indício de confusão patrimonial ou íntima relação de interdependência – com laços sanguíneos – entre o agravante e o agravado. A relação entre a Tapurah Comércio e Assessoria Ltda e a Arens & Graciola Ltda fez com que o julgador, por cautela, não desconsiderasse as suspeitas e, assim, liberasse mais fácil os bens constritos.
O princípio da menor onerosidade prevê que a execução não pode ser utilizada como meio de vingança privada como existia anteriormente (no velho Código Civil), devendo assim o executado sofrer apenas o necessário para que se consiga a satisfação do direito do exequente. No Novo Código de Processo Civil há a inovação do parágrafo único que é a expressão do princípio da cooperação, onde o cabe ao executado indicar os meios menos onerosos para que assim se proceda a execução. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal de Justiça elege novos juízes-membros do TRE
PGE abre inscrições para concurso; salário de R$ 37,7 mil
Estatuto do Pantanal: senador cita nova era de dignidade
Operação da Polícia Federal desmantela tráfico de drogas em MT
TJ alerta: golpistas usam WhatsApp para pedir dados pessoais
O Papel Essencial do Farmacêutico nas Ações de Saúde em Comunidades Rurais
Nota MT: aprovado na AL projeto que amplia acesso de entidades sociais
Acidente: TJ condena empresa de internet a indenizar motociclista
O caramelo: Tesouro nacional de patas, afeto e esperança!
Estudo aponta: comerciantes da Capital voltam a ficar pessimistas