Da Redação - FocoCidade
A Justiça autorizou a transferência de R$ 179.762 mil das contas do Estado, valor já bloqueado por sentença judicial, para aquisição de medicamentos aos portadores de fibrose cística. O Estado interpôs recurso anteriormente, mas o Ministério Público Estadual (MPE) pontua a urgência da ação.
O MPE destaca que apesar de já existir decisão judicial transitada em julgado, ou seja, que não cabe mais recurso, "até hoje o Estado de Mato Grosso não foi capaz de planejar e executar as ações necessárias para manter o estoque de medicamentos e insumos de uso contínuo para atender aos pacientes portadores da doença".
O valor deverá ser repassado imediatamente ao Abbot Laboratórios do Brasil Ltda, único no país a produzir enzimas pancreáticas para o tratamento de pacientes portadores de fibrose cística. Caberá ao laboratório no prazo máximo de 15 dias entregar o material a Secretaria Estadual de Saúde. O medicamento deverá ser suficiente para atender pelo período de seis meses todos os pacientes cadastrados na farmácia especializada do Estado.
No requerimento, o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes ressaltou que “não há palavras para definir tal descaso e despreocupação do ente estatal em cumprir seu dever constitucional de garantir o direito a saúde a uma pequena parcela de cidadãos que enfrenta e luta diariamente para sobreviver à doença que são portadores”.
Segundo o Ministério Público a luta dos portadores de fibrose cística em Mato Grosso existe há mais de dez anos na Justiça. A falha no uso contínuo do medicamento impede o desempenho adequado das funções pulmonares e da digestão dos nutrientes ingeridos. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800