Paulo Lemos
Há quem diga (o jornalista Mauro Santayana) que os flagrantes dados em Temer e Aécio fazem parte de um enredo onde a cena final seria o abatimento de Lula. Eu próprio pensei assim, tão logo fiquei sabendo dos fatos noticiados nos últimos dias, por telefone, não diretamente pelo noticiário.
É como se o anti-petismo estivesse fazendo uma troca, no jogo de xadrez do poder, entregando duas torres, para ver se pega o rei do outro lado, como metaforicamente asseverou Santayana.
Pois, com a investida sobre Temer e Aécio, passa-se uma aparente impressão de isenção e independência da grande imprensa e das operações policiais em curso, preparando terreno para a ataque final, contra Luís Inácio, tendo provas ou não.
Enfim, espera-se apenas que no caso de novas ou velhas acusações, que elas sejam acompanhadas de provas robustas, a exemplo do que se deu com Temer e Aécio, como gravação de áudio das tratativas dalguma maracutaia e imagens das malas de dinheiro passando de mão em mão, com as digitais dos suspeitos e/ou acusados.
No caso de Temer e Aécio, surpreendentemente, apesar de serem pegos no ato, com a boca na botija, sem margem para tergiversação, sendo que um oferecendo aquiescência à captação de juízes e procurador da República, além de à compra do silêncio de Eduardo Cunha, já o outro admitindo explicitamente incorrer em queima de arquivo antes de eventual delação, o primeiro continua na Presidência da República, enquanto que o segundo está livre, leve e solto.
Todo movimento precisa ser interpretado pelo que parece ser, entretanto, sem deixar que a aparência ofusque a essência, ou seja, aquilo que realmente é e deseja quem moveu a peça em busca do cheque-mate.
Paulo Lemos é advogado, palestrante, defensor de direitos humanos e cidadania e acadêmico de psicologia.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso