Karol Garcia
A necessidade do cliente em primeiro lugar. Premissa de todo aquele que presta um serviço ou vende produtos. No entanto, não se ouve falar sobre uma questão tão comum: e quando o cliente não sabe qual é a sua necessidade?
Como contribuir com um cliente que chega sem saber o que realmente precisa? Na área de comunicação situação como essa é recorrente. “Tenho um problema, mas não sei onde ele está?” Estaria no produto, no serviço, na mão-de-obra, na identidade visual ou no relacionamento entre sócios e funcionários, por exemplo?
Na comunicação, em especial, o que mais se vê são clientes destinando verbas para publicidade na hora de tentar impulsionar vendas. Nem sempre é disso que se precisa. Na verdade, o que deveria vir em primeiro lugar é ignorado: o diagnóstico para elaboração de um planejamento estratégico adequado. Afinal, a comunicação é parte do processo de uma empresa e deve fazer parte do planejamento da mesma.
Agora, é importante saber que não basta apenas contratar um profissional ou uma empresa da área. É preciso saber como contratar, saber a fundo o que ela oferece, para não comprar sonhos.
Educar o cliente, profissionalizar o mercado tem sido nosso foco em quase 10 anos de empresa. A consultoria que oferecemos vem com o papel de orientar o cliente sobre como dar os passos mais simples até à tomada de decisões.
Ir até a raiz do problema, investigar, analisar, mensurar para somente então agir. Focar e mostrar que a comunicação é uma importante ferramenta dentro do sistema mercadológico. Esse é o trabalho de um profissional que vai contribuir com o negócio em questão. É com essa missão que estamos no mercado há tantos anos.
Sem isso pode apostar: nenhum investimento na área terá o retorno esperado. Nesse sentido, o Coaching de Comunicação Corporativa entra como um mecanismo poderoso não apenas para alavancar resultados, mas antes de tudo para direcionar ações que devem ser realizadas para se chegar a um objetivo.
Desde a construção de imagem e reputação de um novo negócio à consolidação de marca, ou até mesmo a divulgação de um evento, o trabalho de comunicação aliado ao Coaching - e executado por profissionais especializados – é uma das estratégias mais eficazes na atualidade e com a possibilidade de mensurar resultados como nenhum outro mecanismo na área da comunicação.
O processo de acompanhamento do coachee (cliente) faz com que o bom desempenho aconteça naturalmente, sem adiantar etapas ou atropelar aprendizados. De forma indireta ou direta, as sessões são pautadas na confiança e respeito para que, aí sim, a necessidade do cliente – já identificada -, seja suprida e todos saiam satisfeitos com os resultados.
Lembre-se: comunicação é investimento e, se bem conduzida, certamente será um ponto fundamental na geração de economia e aumento de visibilidade e rentabilidade do seu negócio.
Karol Garcia é jornalista, palestrante, coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, especialista em bem-estar e comunicação. Diretora da KG Associados - Gestão & Estratégia e sócia-proprietária da Pauta Pronta Contéudo.
E-mail: karol@pautapronta.com.br
Facebook: www.facebook.com/kgassociados e www.facebook.com/pautapronta
Twitter: @KKarolGarcia
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso
Contratações públicas: o exemplo do Superior Tribunal Militar e seu potencial transformador