Elvis Klauk Jr.
Recentemente nos deparamos com o massacre na cidade de Colniza motivado pela disputa de terras e onde morreram nove pessoas. Sabemos que a burocracia estatal é um entrave para se fazer regularização fundiária fomentando os conflitos no campo.
Nos casos já judicializados, na maioria das vezes a sentença passa ser o início do problema, pois envolve quase sempre famílias despejadas. Não é raro ver o cidadão ficar anos e anos batendo à porta das autarquias (INCRA/INTERMAT) em busca de soluções que nunca chegam.
Como resolver esse problema?
Em primeiro lugar é preciso ter vontade política. Em segundo, é preciso que os entes envolvidos na regularização fundiária (Estado e Particular) se comuniquem de forma eficaz com objetivo de diminuir a burocracia. Assim, entendo que o diálogo, a composição amigável dos conflitos alinhados com a vontade política sejam o caminho para a solução dos problemas de regularização no campo.
Neste sentido, estamos desenvolvendo através da Câmara Setorial Temática de Mediação de Conflitos Agrários e Regularização Fundiária Rural e Urbana, na Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso, requerida pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), um estudo para a criação de um Núcleo Interno de Mediação. Consolidado, será o ambiente propício para se buscar as soluções adequadas para os conflitos fundiários como no caso específico de Colniza e tantos outros existente em nosso estado.
Elvis Klauk Jr. é advogado e presidente da CST de Mediação de Conflitos Agrários e Fundiários, Rural e Urbano, da AL/MT.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso
Contratações públicas: o exemplo do Superior Tribunal Militar e seu potencial transformador