Da Redação - FocoCidade
Estratégia de atuação conjunta será ponto de discussão nesta sexta-feira (28), às 16h, entre representantes do Estado e das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
Os secretários de Saúde do Estado, Luiz Soares, de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo e de Várzea Grande, Diógenes Marcondes se reúnem para traçarem estratégias de atuação conjunta visando melhorar o acesso para atendimentos da Rede Pública nas duas principais cidades de Mato Grosso e que são referência no atendimento para moradores de outros municípios, Estados e até mesmo de outros países que são fronteiriços com o Brasil.
As reuniões passarão a ser quinzenais e terão como meta principal definir atuação conjunta visando ampliar o acesso daqueles que necessitam de atendimento “portas abertas” das unidades do Sistema Único de Saúde – SUS e promover os encaminhamentos dos mesmos as unidades, seja para tratamento, realização de exames ou recebimento de medicamentos.
“A saúde funcionando de forma sincronizada em Cuiabá e Várzea Grande com a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde, o que permitirá que nós possamos promover o acesso necessário para os usuários do SUS”, disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares.
O resultado da primeira atuação conjunta será em relação às UTIs Infantil e Neo Natal do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande que serão desativadas para a conclusão das obras de reforma, que após concluídas as obras vão proporcionar o melhoramento geral e vão receber novos equipamentos.
Desde 2015, a unidade está passando por reforma geral de todas as suas dependências, estando neste momento em recuperação a UTI Adulta e o Centro Cirúrgico em suas três salas e instalando a Rede Cegonha que estabelecerá leitos para maternidade local que se encontra desativada.
“Nossa UTI adulta está funcionando provisoriamente em uma ala que já foi reformada dentro do Hospital e Pronto Socorro, mas no caso das UTIs Infantil e Neo Natal os cuidados devem ser redobrados e não temos como fazer a mesma funcionar em outro local, por isso da decisão de desativá-las enquanto perdurar a reforma”, disse o titular da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes.
O secretário explicou que a meta estabelecida pela prefeita Lucimar Sacre de Campos de reforma total do Hospital e Pronto Socorro será cumprida até o final deste ano e consumirá algo em torno de R$ 5 milhões entre obras e novos equipamentos.
“O apoio das Secretarias de Estado e de Cuiabá é fundamental para que possamos concluir as obras em Várzea Grande mantendo um padrão de atendimento em outras unidades que dispõe de leitos de UTI Infantil e Neo Natal”, disse o secretário de Várzea Grande, assegurando que as reformas serão céleres, transparentes, mas respeitando o cuidado exigido por se tratar de saúde pública e do cuidado com vidas humanas.
A intenção é que as unidades do Estado e de Cuiabá, possam suprir os leitos que estarão desativados durante as obras de reforma geral em Várzea Grande. “Contamos com o apoio da secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo e do Estado, Luiz Soares para o reforço em nossa estrutura durante as obras”, disse Diógenes Marcondes. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
DPU: Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Urgência: MP pede que prefeitura restabeleça funcionamento de farmácia
Benefícios fiscais e Mato Grosso
A estrela de Belém
Processo administrativo tributário
PF: Operação integrada combate crimes ambientais na TI Sararé
Viagens no Paiaguás: Botelho assume Governo de Mato Grosso
Assembleia Legislativa suspende atividades; retorno dia 6 de janeiro
Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto