Da Redação ? Foco Cidade
Nesta quarta-feira (19), o Tribunal de Cotas do Estado (TCE) sedia um debate sobre a transparência no processo de escolha e nomeação dos candidatos ao cargo de conselheiro do TCE. A partir das 8h, no auditório da Escola de Contas, será lançada a campanha "Conselheiro Cidadão", que busca cobrar dos parlamentares a aprovação da Proposta de Alteração da Resolução nº 677/2006/AL-MT, que estabelece rito para a indicação de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso.
Também são objetivos da campanha definir a forma de verificação do cumprimento dos requisitos para o preenchimento do cargo e chamar a atenção da sociedade para a importância do controle externo realizado pelos Tribunais de Contas. "Queremos que a sociedade comece a prestar atenção aos TCs e ao papel importantíssimo do TCE como órgão judicante das contas públicas", ressaltou a presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos (Audipe), Simony Jin.
O presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, garantiu apoio institucional à campanha e será um dos palestrantes no lançamento. Ele lembra que o movimento já foi deflagrado com sucesso em outros estados, como Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e destaca a importância de envolver a sociedade nesse debate.
A campanha busca modificar o critério de indicação das vagas de livre escolha da Assembleia Legislativa e do governador do Estado, sendo que a vaga atualmente em aberto é de indicação do Legislativo, em razão da aposentadoria do conselheiro Humberto Bosaipo. A proposta da Audipe é que se lance um edital para que qualquer cidadão que cumpra os requisitos constitucionais para preenchimento da vaga possa se candidatar.
Conforme a Constituição, são requisitos para se candidatar à vaga de conselheiro dos Tribunais de Contas: ter mais de 30 anos de idade e menos de 65; ter idoneidade moral e reputação ilibada; possuir notório conhecimento jurídico, contábil, econômico e financeiro ou de administração pública; além de ter mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados anteriormente.
A campanha é promovida por um grupo de quatro entidades representantes de servidores do TCE-MT, composto por associações de auditores (Audipe), técnicos (Asteconpe), aposentadores/pensionistas (APP TCE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores do TCE-MT (Sinttcontas). Além do presidente do TCE-MT, o debate terá a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, e do vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), Vander da Silveira Melo.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Sinttcontas), Eloiza Ferreira, explica que a Campanha Conselheiro Cidadão traz à tona um tema complexo, mas muito importante para o controle externo brasileiro. "O controle dos gastos públicos é um instrumento de combate à corrupção. Tenho a convicção de que tratar da escolha dos conselheiros da forma que propomos é fortalecer o controle externo e, consequentemente, a democracia", disse. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800