Da Redação - FocoCidade
Secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, será 'convidado' a prestar informações na Assembleia Legislativa acerca da previdência estadual. O tema polêmico passa por análise na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social do Poder, e ainda é ponto de estudos a cargo do Executivo de Mato Grosso.
O assunto é um dos itens mais conflitantes à finalização da proposta do Governo sobre teto de gastos, considerando uma conta que não fecha.
Requerimento para convocação do secretário foi proposto pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), durante sessão de instalação da comissão, nesta semana.
“Precisamos discutir a previdência em Mato Grosso. Há um déficit nas contas do Estado e temos que equilibrá-las para que os servidores tenham tranquilidade em suas aposentadorias. Considero fundamental que o secretário compareça a esta comissão e nos apresente os planos do governo do estado para o setor”, declarou Maluf, que é vice-presidente da comissão. O requerimento foi aprovado por todos os membros presentes à reunião e a data para comparecimento do secretário será marcada posteriormente.
Saúde
Durante a primeira reunião de trabalho da comissão, Guilherme Maluf, que é médico, também chamou a atenção para a necessidade de debater a Saúde do estado e propor soluções aos problemas que prejudicam mato-grossenses.
Nesse sentido, apresentou outros dois requerimentos, sendo um para que os membros da comissão visitem o Hospital Adalto Botelho e outro para que a comissão convide a diretora da Escola de Saúde Pública a compartilhar informações sobre o funcionamento da instituição.
A situação das unidades foi levantada inicialmente pelo deputado Allan Kardec. Segundo o parlamentar, há dois anos a Escola de Saúde Pública não certifica nenhum curso de especialização e de extensão para os profissionais da saúde de Mato Grosso.
“O bom funcionamento dessas duas unidades é muito importante para os cidadãos mato-grossenses. Em relação à Escola de Saúde Pública, sugiro que a comissão convide a atual diretora a comparecer em uma das reuniões e que apresente uma emenda para garantir mais recursos à unidade. Quanto ao Hospital Adalto Botelho, que já foi referência em saúde mental do Estado, acho importante que eu e os demais parlamentares que compõem essa comissão façamos uma visita in loco para verificar sua situação”, acrescentou Maluf.
O funcionamento das academias ao ar livre foi outro tema abordado durante a reunião. Guilherme Maluf chamou a atenção para a necessidade de regulamentação dos espaços, levando-se em conta suas especificidades e defendeu a instalação de placas para orientar os usuários sobre como utilizar os aparelhos da forma correta. (Com assessoria)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira
Black Friday deve movimentar R$ 1,2 bi na economia, aponta estudo
Do medo reprimido à fuga química, o homem que aprendeu a não temer vive refém da própria coragem
A educação que floresce quando aprendemos a compartilhar
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV
PF desmantela rede de abuso sexual infantojuvenil em MT