Atendendo recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil “com objeto de adotar medidas de prevenção relacionados à prática de fraude acerca do recebimento de benefícios previdenciários no Município de Várzea Grande”.
Confira a Portaria:
PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO CIVIL Nº 13/2017
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO, pelo Promotor de Justiça signatário, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 129, incisos II e III, da Constituição Federal, artigo 25, incisos IV, alíneas “a” e “b”, e artigo 26, inciso I, ambos da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (LONMP - Lei Federal n° 8.625/95), INSTAURA o presente INQUÉRITO CIVIL com a finalidade de adotar medidas investigativas necessárias para assegurar o efetivo controle e fiscalização do pagamento de pensões e demais benefícios.
A causa da instauração decorre da Recomendação nº 50, de 31 de Janeiro de 2017 do Conselho Nacional do Ministério Público, recomendando que:
Art. 1º O Ministério Público brasileiro, observadas as disposições constitucionais e legais, adote medidas administrativas e judiciais necessárias para assegurar o efetivo controle e fiscalização do pagamento de pensões e demais benefícios similares, recebidos por filhas solteiras e cônjuges, dentre outros legitimados, de servidores públicos federais, distritais, estaduais ou municipais, civis ou militares, falecidos.
Parágrafo único. Na hipótese de benefícios pagos a filhas solteiras, sem prejuízo das providências mencionadas no caput, recomenda-se que o Ministério Público brasileiro diligencie junto aos órgãos responsáveis para que adotem procedimento periódico de verificação da manutenção das condições para percepção da pensão, com a tomada de declaração pessoal, sob as penas legais, de que a beneficiária não se encontra em união estável.
O Objeto do presente procedimento será adotar medidas de prevenção relacionados à prática de fraude acerca do recebimento de benefícios previdenciários no Município de Várzea Grande.
PELO EXPOSTO, determino que o setor administrativo desta Promotoria de Justiça realize as seguintes providências:
1) Autuar a presente Portaria e as peças de informações que a acompanham, registrar o procedimento instaurado no sistema SIMP, observadas as disposições contidas na Resolução nº 010/2007 do e. CSMT/MT;
2) Publicar a presente portaria de instauração, após devidamente registrada e autuada, mediante respectiva afixação no saguão da sede da Promotoria de Justiça de Várzea Grande/MT pelo prazo de 30 (trinta) dias, consoante determina no artigo 6º, inciso VI, da Resolução nº 010/2007 do e. CSMP/MT;
3) Oficie-se ao Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande – PREVIVAG, para que, no prazo de 30 (trinta) dias:
a) informe como é realizado o controle e a fiscalização do pagamento de pensões aos filhos(as) e cônjuges de segurados falecidos;
b) forneça lista com todos os nomes dos beneficiários de pensão por morte, bem como, desde qual data recebem o benefício; e,
c) informe se a autarquia previdenciária já realizou censo previdenciário, e quando, visando atualização de seus cadastros e adequação da concessão de seus benefícios.
CUMPRA-SE expedindo-se o necessário.
Várzea Grande/MT, 13 de março de 2017.
DEOSDETE CRUZ JUNIOR
PROMOTOR DE JUSTIÇA

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande