Da Redação ? Foco Cidade com O Globo
Após a deflagração da Operação Carne Fraca, o minnistro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, confirmou em entrevista para o Jornal O Globo que vai à China tentar remediar a situação.
Ele vai organizar uma missão de empresários brasileiros para conversar com os chineses.
Nesta quinta-feira, ele fez uma conferência com a mídia chinesa e colocou a culpa de toda a confusão causada pela operação Carna Fraca em agentes da Polícia Federal. Ele sugeriu aos chineses que façam uma visita surpresa a qualquer fábrica do país para que atestem a qualidade dos processos.
China e Hong Kong suspenderam todas as compras de produtos não apenas dos frigoríficos investigados. Estão proibidas a importação de todo o país e de todo o tipo de carne.
O governo avalia que os países importadores de carnes têm outros interesses além de explicações técnicas sobre o sistema sanitário brasileiro. Aproveitam falhas apontadas na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, para forçarem a queda dos preços dos produtos no mercado internacional. Um dos exemplos mais gritantes é o da China, que não se comove com os apelos das autoridades brasileiras para retroceder na decisão de suspender todas as importações provenientes do Brasil.
Segundo fontes ligadas ao Palácio do Planalto, a China tem interesses específicos no Brasil, que poderiam ser usados numa negociação para o fim do embargo à carne brasileira. Quer, por exemplo, regras mais claras para participar das concessões, com a definição do ambiente regulatório e do conteúdo local de setores como energia, óleo e gás, de preferência com normas que lhe favoreçam.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC vistoria Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande
Entidade critica: Brasil aumenta conta de água com nova tributação
Investigação apura fraudes de R$ 40 milhões contra Banco do Brasil
Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
MP pede criação de Centro de Atenção Psicossocial e fixa prazo de 90 dias
Projeto cria programa de estatísticas da população negra para avançar nas políticas públicas
Emanuel: novo Aquário será maior complexo turístico de Cuiabá
Mais mulheres CEOs, por favor!
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1
O caso de um pescador...