Agência CNM
Todas as escolas brasileiras passarão a atuar com equipes de atenção básica de saúde para atualização da caderneta de vacinação dos estudantes. A portaria do Programa Saúde na Escola, que prevê ações voltadas à prevenção e à promoção da saúde nas salas de aula, está para ser renovada.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ação será fundamental para a adesão de adolescentes na campanha de vacinação contra HPV e Meningite C, que será divulgada a partir do próximo domingo, 19 de março. Uma das propostas é que os estudantes apresentem, já na matrícula, a caderneta com registro de vacinas e as escolas comuniquem, ao sistema de saúde, sobre as doses prioritárias para os seus alunos.
É indispensável a participação das escolas para reforçar a adesão dos jovens à vacinação e, consequentemente, atingir o objetivo de redução futura do câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a quarta causa de óbito por câncer no País.
O ministério informou que fornecerá às escolas material informativo sobre as doenças. A ideia é estimular os professores a conversarem com os alunos e familiares sobre o tema. Serão enviadas cartas para professores, alunos e familiares reforçando sobre a importância da vacinação e sobre as consequências do HPV e da Meningite C como problemas de saúde pública.
Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu os meninos de 12 a 13 anos na rotina da vacinação contra o HPV. A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos de 9 anos até 13 anos.
Posição CNM
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é fundamental o desenvolvimento de ações que integrem outras áreas, como Educação, principalmente no que se refere a prevenção e promoção da saúde.
O Programa Saúde na Escola não foi executado em 2016, por esse motivo todos os Municípios devem ficar atentos para o cadastro e o planejamento das atividades com as Secretarias Municipais de Educação para este ano. É função do gestor identificar as necessidades do Município e, dentre elas, atingir uma taxa de cobertura vacinal das crianças e adolescentes satisfatória, realizada por meio de ações integradas.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800