Da Redação - Foco Cidade
Ação da prefeitura de Várzea Grande visa incentivar os agricultores locais a produzirem, em regime familiar, e em maior escala produtos agroecológicos. O planejamento está sob a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio do projeto experimental ‘Feira Itinerante da Agricultura Familiar’.
A ideia é fomentar a produção, comercialização e fortalecimento da agricultura familiar do município. Na quarta-feira no período da tarde (08), dezenas de pessoas visitaram a feirinha nas dependências do Paço Couto Magalhães e aprovaram o projeto, os produtos e o mais importante os preços dos hortifrutis.
De acordo com a secretária Helen Farias Ferreira, o projeto nesta fase inicial estará presente em 4 locais - Praça do Jardim Gloria, Praça Aquidaban, Prefeitura Municipal de Várzea, ‘Quintada’ no Várzea Grande Shopping e Praça Áurea Brás de segunda a sexta-feira respectivamente. “São locais que tem um fluxo intenso de pessoas na oferta de produtos frescos do campo, com qualidade, sem atravessadores e com valores mais acessíveis que no mercado tradicional”, explica.
A secretária disse ainda que objetivo principal do projeto é mostrar e estimular a produção do município e de outras localidades próximas como Nossa Senhora do Livramento, Poconé, entre outros.
“A Secretaria no processo inicial promoveu uma série de capacitações para os agricultores de Boas Práticas para melhor produção, manejo e armazenagem na garantia da qualidade do hortifruti. Posterior à capacitação abrimos as oportunidades de exposição e vendas dos produtos sem custo aos agricultores. É perceptível a qualidade exposta na feira, produtos bons, baratos e acessíveis. Os agricultores também foram inseridos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), popularmente conhecido como merenda escolar, pois receberam capacitação técnica, além de orientações jurídicas/administrativas de participação nas licitações da Prefeitura. É também uma forma de incentivo a uma alimentação saudável aos alunos e a população com a geração de renda e aquecimento a economia local”.
Hoje foram comercializadas diversas frutas, verduras, hortaliças, farinha de mandioca, entre outros produtos da agricultura familiar produzidos pelos próprios agricultores do município. Na feirinha todos os produtos são agroecológicos oriundos do município, este é resultado árduo dos produtores rurais que trabalham para garantir a alimentação na mesa do povo varzeagrandense.
“A feira aqui na Prefeitura é importante, pois é uma possibilidade a mais que essas famílias possuem para a comercialização de seus produtos, e sem dúvida um incentivo para que continuem produzindo e enriquecendo nosso comércio. E para nós servidores é uma opção de ter acesso a produtos diretos do campo com mais qualidade e comodidade”, diz a servidora Jane Cássia da Silva.
A feirante Mária Valéria de Moraes e Silva disse que sempre viveu no campo e sua renda própria é por meio da comercialização dos produtos de sua propriedade. “Minha família é tradicional do campo e sempre incentivo meus vizinhos a produzirem seus produtos também. “Agradecemos a Prefeitura pela oportunidade, por dar atenção e apoio aos agricultores da nossa região. Acredito que será um tempo de negócio rentável. Temos tudo para se destacar no mercado, pois nossos produtos são bons e podem ficar em torno de 80% mais barato que o mercado normal oferece ao consumidor”. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC deflagra operação em Porto Esperidião e Glória D’Oeste
Wellington destaca sanção de lei sobre Justiça do Trabalho
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
Operação: Polícia Militar reforça fiscalização nas rodovias de MT
Concurso da Educação: Estado nomeia 1.230 professores
Portão do Inferno: Sinfra diz que viaduto não apresenta risco
O que é Síndrome de Fim de Ano?
Entre a Constituição Cidadã e a Insegurança Jurídica
Arrecadação federal bate recorde de R$ 226,75 bilhões em novembro
Nexialismo, o dilema do agora