Oscar D'Ambrosio
Em tempos de muros e de medos, a instalação 'Netither', da artista colombiana Doris Salcedo, no Instituto Inhotim, MG, funciona como o retrato de uma época. Suas telas de ferro e gesso que cobrem todas as paredes brancas da galeria parecem alertar para uma ilusão de liberdade numa realidade de cerceamento.
A obra, idealizada após a uma visita de Salcedo ao campo de concentração em Auschwitz, Polônia, e apresentada pela primeira vez na galeria White Cube, em Londres, em 2004, proporciona a rara chance de pensar, numa espécie de meditação, sobre as tensões entre o desejo de voar e as limitações que são impostas pela sociedade.
Não se trata aqui de pensar somente na esfera política. Talvez a maior impossibilidade que o homem sofra, por influência externa e/ou interna, esteja nas barreiras que estabelece para a própria mente. Quando começa a temer o ato de imaginar e de sonhar, começa a morrer por dentro e grades, embora invisíveis no espaço, tornam-se visíveis nas ações.
Algo semelhante ocorre em 'Sombras de reis barbudos' (1972), de José J. Veiga. O texto narra como uma cidade se torna prisioneira de muros de toda ordem. Salcedo e o escritor brasileiro, assim, nos alertam, cada qual a seu modo, para a ascensão de cinco paredes: a política, a social, a econômica, a ideológica e a mental.
Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso acusado de ameaçar ex-mulher e familiares
Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS
Atraso de cirurgia de idosa: TJ condena plano de saúde
EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado
Urna eletrônica: entenda como o equipamento transformou o processo eleitoral brasileiro
Estado destaca obras de novos Hospitais Regionais em MT
Autismo Visível
Patentes farmacêuticas não são certificados de segurança sanitária
Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde
Interior: Polícia Militar mira faccionados acusados de homicídios