• Cuiabá, 20 de Agosto - 2025 00:00:00

PSDB lança estratégia para resgatar aliados e buscar reeleição em 2018


Da Redação - Foco Cidade

Sob a liderança do PSDB do governador Pedro Taques, foi aberta estratégia do Palácio Paiaguás para aglutinar forças rumo ao pleito de 2018. A ação visa sobretudo recuperar terreno perdido a partidos que fizeram parte da campanha de 2014.

É fato que a opção do chefe do Executivo estadual de dar preferência pelo perfil técnico de sua equipe de primeiro escalão fragilizou seu apoio entre legendas da base, leia-se o PPS, DEM, PSB e o PSD. São agremiações em que persistem descontentamentos internos, mesmo que os principais líderes neguem.

Em reunião nesta sexta-feira (17), representantes do PSD, DEM, PSB, SD, PPS, PRB, PMN, PEN, PSDC, PSC e PRTB discutiram passos a serem dados sob a ótica do PSDB.

Taques perfaz mudança profunda no staff, abrindo mais espaços para a base, o que demonstra maturidade política. Aceita assim a tradição de que quem ajuda a eleger também quer fazer parte da gestão. Do contrário, ocorre o previsto e verificado afastamento ou notória migração para o projeto da oposição.

O governador tem grande um desafio nas mãos: equilibrar a musculatura política com os enfrentamentos que necessariamente terá que fazer para consolidar os planos de ajustes da máquina pública e recuperação do caixa estadual. A mensagem de Teto de Gastos, prestes a ser encaminhada à Assembleia Legislativa, promovendo congelamento dos salários de servidores públicos, é embate anunciado.  

Os contornos de aproximação entre os Poderes Constituídos e a esperada sintonia, poderão colaborar, mas não resolvem em sua totalidade. Por isso as movimentações políticas, buscando reforço, tendem a aumentar em costuras alinhadas diretamente à bancada federal.

O desempenho do Governo nessa etapa do mandato, vinculado às certeiras forças políticas, poderá ditar o resultado das próximas eleições.      

O encontro de hoje foi interpretado ainda como uma resposta para reunião do bloco oposicionista, ocorrida no início desta semana, com participação de líderes do PMDB, PR e PP, além de outras siglas contabilizando 9 partidos.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: