• Cuiabá, 18 de Setembro - 00:00:00

Defensor participa de reunião para solucionar falta de vagas para haitianos em creches de Cuiabá


Da redação- Foco Cidade

O Defensor Público responsável pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Defensoria Pública, Roberto Tadeu Vaz Curvo, participou de uma reunião com a Secretária de Educação de Cuiabá, Mabel Strobel Moreira da Silva, a fim de solucionar a negativa de matrículas em creches do município para cerca de 50 crianças descendentes de famílias haitianas. 

De acordo com o Defensor, a secretária informou que o critério de escolha é a proximidade da residência do postulante com a creche, no entanto, não foi levado em consideração critérios como a situação de vulnerabilidade da família. 

Conforme o presidente da Associação de Defesa dos Haitianos Migrantes em Mato Grosso, Clercius Monestine, a maioria dos pais dessas crianças está desempregada e precisa de ajuda para conseguir vagas nas creches. “Esse problema não é de hoje. Tem criança de três anos que nunca foi na creche”. 

Após os relatos, a secretária se comprometeu em resolver a situação de cada criança haitiana, bem como em fazer os encaminhamentos necessários para criação de uma Política de Educação Migratória. “Ficamos muito satisfeitos com a reunião, esse era nosso objetivo”, declarou Vaz Curvo. 

Conforme o professor Rafael Alexandre Lira, a reunião foi extremamente produtiva e positiva. “A secretária recebeu nossa demanda com atenção e demonstrou estar aberta a acolher os imigrantes, a partir da criação de uma política que atenda esse publico”. 

Participaram ainda da reunião, o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Carlos Caetano, o presidente da Organização de Suporte de Migrantes no Brasil, Jaques Duckson, o Conselheiro do Conselho de Educação, Rinaldo Almeida, representantes dos pais que tiveram os pedidos de matrícula negados e assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação.  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: