Da redação- Foco Cidade
O Defensor Público responsável pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Defensoria Pública, Roberto Tadeu Vaz Curvo, participou de uma reunião com a Secretária de Educação de Cuiabá, Mabel Strobel Moreira da Silva, a fim de solucionar a negativa de matrículas em creches do município para cerca de 50 crianças descendentes de famílias haitianas.
De acordo com o Defensor, a secretária informou que o critério de escolha é a proximidade da residência do postulante com a creche, no entanto, não foi levado em consideração critérios como a situação de vulnerabilidade da família.
Conforme o presidente da Associação de Defesa dos Haitianos Migrantes em Mato Grosso, Clercius Monestine, a maioria dos pais dessas crianças está desempregada e precisa de ajuda para conseguir vagas nas creches. “Esse problema não é de hoje. Tem criança de três anos que nunca foi na creche”.
Após os relatos, a secretária se comprometeu em resolver a situação de cada criança haitiana, bem como em fazer os encaminhamentos necessários para criação de uma Política de Educação Migratória. “Ficamos muito satisfeitos com a reunião, esse era nosso objetivo”, declarou Vaz Curvo.
Conforme o professor Rafael Alexandre Lira, a reunião foi extremamente produtiva e positiva. “A secretária recebeu nossa demanda com atenção e demonstrou estar aberta a acolher os imigrantes, a partir da criação de uma política que atenda esse publico”.
Participaram ainda da reunião, o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Carlos Caetano, o presidente da Organização de Suporte de Migrantes no Brasil, Jaques Duckson, o Conselheiro do Conselho de Educação, Rinaldo Almeida, representantes dos pais que tiveram os pedidos de matrícula negados e assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande