Da Redação - Foco Cidade
A Assembleia Legislativa abre os trabalhos nesta quinta-feira (02), em solenidade no Plenário das Deliberações, a partir das 9h. Na solenidade, devendo contar com a presença de autoridades do Estado, na sessão de instalação, será lida a Mensagem do Governo do Estado.
O Executivo conta com campo favorável para apoio ao desenho de execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), estimada para o atual exercício em R$ 18,4 bilhões.
Na segunda parte, de acordo com o Regimento Interno, com a presença exclusiva de deputados em plenário, o presidente concederá às bancadas a palavra, pelo protocolo, a ser usada com vista ao acontecimento da instalação dos trabalhos legislativos.
Para melhor entender as terminologias tradicionais da Casa de Leis, é fundamental conhecer os conceitos de legislatura, sessão legislativa e período legislativo. Legislatura é o período de quatro anos de execução das atividades pela Assembleia Legislativa, e coincide com o tempo de mandato do deputado estadual. Cada legislatura se divide em quatro sessões legislativas, que é o período anual compreendido entre 02 de fevereiro a 22 de dezembro, com recesso entre 18 e 31 de julho. Assim, cada sessão legislativa tem dois períodos legislativos, o primeiro de 02 de fevereiro a 17 de julho, e o segundo de 1º de agosto a 22 de dezembro.
“Algumas pessoas confundem sessão legislativa com sessão plenária, que é cada uma das sessões que acontecem dentro do plenário. Sessão legislativa é o ano legislativo, que é dividido em dois períodos: primeiro e segundo semestres”, explicou o consultor técnico-legislativo da Mesa Diretora, Xisto Bueno.
O consultor ressaltou ainda que a sessão de instalação é solene e, por isso, ainda não tem a ordem do dia, pois o objetivo é promover a abertura do ano legislativo.
Em relação às matérias de repercussão neste início de ano, a discussão e a aprovação das contas do governador Pedro Taques (PSDB), referentes ao exercício 2015, deve voltar ao plenário após a devolução da deputada Janaina Riva (PMDB), que deve ocorrer na primeira sessão ordinária. A parlamentar pediu vista na sessão realizada no dia 11 de janeiro para realizar uma análise mais aprofundada na matéria.
Outro assunto de grande relevância é a Reforma Tributária, que já tramita no Parlamento, e deve gerar novos debates antes de ser apreciada pelos deputados. Há expectativa também pelo envio do projeto de lei complementar que limita os gastos públicos, além da Reforma Administrativa. O Poder Executivo, a quem compete a iniciativa dessas matérias, ainda não encaminhou as mensagens ao Parlamento. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso acusado de ameaçar ex-mulher e familiares
Sancionada lei que proíbe descontos em benefícios do INSS
Atraso de cirurgia de idosa: TJ condena plano de saúde
EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado
Urna eletrônica: entenda como o equipamento transformou o processo eleitoral brasileiro
Estado destaca obras de novos Hospitais Regionais em MT
Autismo Visível
Patentes farmacêuticas não são certificados de segurança sanitária
Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde
Interior: Polícia Militar mira faccionados acusados de homicídios