Da redação - Foco Cidade
Uma parceria entre a Polícia Militar e Polícia Civil foi responsável pela prisão de 90 pessoas em cumprimento de mandados de prisão e flagrantes, durante a operação Bairro Seguro. A ação continua neste sábado (28). Os policiais apreenderam ainda quatro celulares, oito veículos, 40 munições e mais R$ 10.700 reais em espécie.
Somente em Cuiabá, foram realizados 76 patrulhamentos, 1.848 pessoas abordadas, 19 blitze e 1.365 veículos abordados. Ainda na Capital, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) cumpriu nove mandados de prisão contra autores de roubos investigados em inquéritos policiais. Já a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) efetuou a prisão em flagrante de seis pessoas, envolvidas com a receptação de veículos roubados ou furtados e comércio de peças. Dez adolescentes também foram apreendidos.
Em Várzea Grande, 20 pessoas foram presas, sendo 16 em cumprimento de mandados de prisão relativos a crimes, roubos e o tráfico de drogas.
No interior do Estado foram registradas prisões de criminosos envolvidos em roubos, receptação, estupro de vulnerável e foragidos da Justiça, além da apreensão de veículos, dinheiro e drogas, como 30 quilos de cocaína apreendidos em uma ação integrada da Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar em uma região próxima ao garimpo Serra da Borda, em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste).
A droga foi encontrada com ajuda da cadela Sharon, da raça labrador, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. O animal é especializado na busca de pessoas perdidas em região de mata e também de cadáveres.
“A operação está acontecendo de forma simultânea em todo Mato Grosso. Tudo é realizado dentro do planejamento tático operacional da Secretaria de Segurança Pública para que possamos levar maior sensação de segurança à população”, disse o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Marcos Vieira da Cunha.
Os trabalhos tiveram início nas primeiras horas da manhã com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão pelas Polícias Civil e Militar nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp).
Participam da operação a Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e as especializadas, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) e Grupo de Operações Especiais (GOE).
“Estamos reforçando o policiamento ostensivo para combatermos os índices de criminalidade em todo estado”, disse o secretário adjunto.
Interior
Em Sinop, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além da apreensão de dois quilos de maconha, celulares e armas.
“Com a inclusão de novos policiais conseguimos dobrar o efetivo nas ruas da cidade, o que está contribuído para desenvolver o trabalho, não só ostensivo, mas também repressivo”, disse o comandante regional da Polícia Militar de Sinop (CR 3), tenente-coronel PM Valter Luis Razera.
Durante a operação em Sinop, os policiais encontraram 1,5 quilo de maconha misturada com esterco. A droga “batizada” foi localizada em uma residência no bairro Jardim Imperial, na cidade.
“É comum os traficantes misturarem o entorpecente com outros produtos. No caso da paste base de cocaína, normalmente misturarem ácido bórico e outras coisas. A maconha, como ela tem a cor verde, eles misturam outros produtos. O esterco prensado fica muito parecido com a droga”, disse o delegado regional, Sérgio Ribeiro Araújo, que estava na equipe que localizou a droga.
O delegado de Polícia Civil, Carlos Eduardo Muniz, ressaltou o trabalho integrado entre a Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil desenvolvido na cidade.
“Hoje as polícias civil e militar trocam conhecimento. Com isso conseguimos um resultado final mais efetivo que as forças de segurança buscam. Esta operação reforça o trabalho realizado aqui”, disse o delegado, ressaltando que desde o começo do ano mais de 20 armas já foram apreendidas e que desde a semana passada mais de cinco mandados de prisão foram cumpridos na cidade.
Outras atividades integradas continuam na cidade entre elas a fiscalização em bares e restaurantes feita pelo Corpo de Bombeiros. “Todos os bares serão fiscalizados pelos bombeiros que verificaram o alvará de funcionamento do estabelecimento garantindo a segurança dos clientes”, disse o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel BM Hector Pericles. (Com assessoria)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande