Da Redação - Foco Cidade
Governador Pedro Taques (PSDB) fará novas incursões visando retomar as estratégias para defesa da chegada da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá.
Taques assinalou que irá intensificar a articulação política já iniciada junto ao presidente Michel Temer, e ao governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, para que este projeto de expansão do ramal saia definitivamente do papel. A inclusão deste trecho poderá transformar a realidade do Vale do Rio Cuiabá, mas também de todo o estado, considera o chefe do Executivo estadual.
A posição do governador foi pontuada em reunião com representantes de entidades do agronegócio, indústria, comércio, do trade turístico e secretários de Estado, na noite de sexta-feira (20).
A negociação tem sido ampliada após a edição da Medida Provisória 752/2016, que visa estimular as concessões no país, e, entre as ações, prevê a antecipação dos contratos de concessões de ferrovias e a destinação de recursos também para outros ramais envolvendo diversos estados. Na atualidade, por exemplo, o Governo Federal discute a prorrogação por mais 30 anos (2018 – 2058) da concessão da empresa Rumo ALL, responsável pelo trecho da Malha Paulista, que se conecta a Malha Norte que chega a Rondonópolis.
“Com a retomada das negociações por este Governo, temos mais claras as possibilidades de transformar este sonho em realidade. O ramal até Cuiabá e, posteriormente até Sorriso, já está sendo pensado e planejado pela concessionária. O Estado de Mato Grosso tem informações de que a empresa pretende fazer investimentos na ordem de R$ 5 bilhões, nos próximos anos. No entanto, depende desta prorrogação da Malha Paulista. Nós vamos propor nesta negociação que os trilhos avancem até a Capital”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, que participou do encontro.
As 16 entidades que compõem o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá apresentaram ao governador estudos produzidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Eles comprovam a viabilidade do modal logístico passar em Cuiabá e, posteriormente, conectar o ramal ao Norte do estado (Sinop). Dessa forma, será possível aumentar o escoamento da produção agrícola, que deve crescer nos próximos anos, passando das atuais 50 milhões de toneladas de grãos para 90 milhões.
No encontro, o governador assinou um documento com as intenções de Mato Grosso, que será apresentado ao Governo Federal. O presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Vicente Vuolo, ganhou apoio do governador Pedro Taques para defender a inclusão do trecho ferroviário entre Rondonópolis e Cuiabá dentro das obrigações da Concessionaria Rumo ALL (responsável também pela malha paulista), e a utilização do recurso do pagamento de encargos e parte da outorga para realização das obras de ampliação do modal em Mato Grosso (algo em torno de R$ 1,36 bilhão em investimentos).
“Nós estamos trabalhando em uma frente junto com o Governo do Estado. O governador tem sido fundamental no processo de articulação com o Governo Federal e ao Estado de São Paulo. Uma articulação em parceria com a Rumo ALL, que é responsável pela concessão da Malha Norte de Mato Grosso e da Malha Paulista”, explicou. Atualmente, os trilhos chegam até a cidade de Rondonópolis (maior terminal ferroviário da América do Sul), saindo do Porto de Santos.
“Dos últimos governadores de Mato Grosso, ninguém vestiu a camisa da ferrovia. Entendemos que ela é a redenção da indústria de Mato Grosso. O custo atual do frete do produto para os grandes mercados é muito maior do que a margem bruta das empresas. A ferrovia vai viabilizar novas indústrias em nosso estado. Não existe nenhum estado ou país que seja grande economicamente, que não tenha uma indústria forte”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan. (Com assessoria)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Gestão fiscal deixa de ser desafio para as empresas com o suporte contábil adequado
Cuiabá inaugura estúdio público: avanço à produção musical regional
INSS divulga calendário de pagamentos para 2025
A aberração do Orçamento Secreto segue de pé
O segredo para ser um empreendedor mais produtivo
Tutores de pets serão obrigados a pagar imposto sobre seus animais?
Como se Planejar para as Despesas de Início de Ano
Um Conto de Natal
Cuiabá confirma funcionamento do Restaurante Popular durante festividades
Governo edita decreto para disciplinar uso da força em ações policiais