• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

Outras do Trump

  • Artigo por Alfredo da Mota Menezes
  • 17/04/2025 09:04:12
  • 0 Comentários

O atual presidente norte americano é noticia a todo o momento. Ele ajuda nisso ao falar tantas coisas sobre tantos assuntos. A coluna trouxe antes fatos e falas daquele presidente. Já tem outros na pauta e nas ações do atual presidente dos EUA.

Ele partiu para cima do Judiciário do país. Tem decisão judicial que ele não concorda, como tentar impedir e deportação de imigrantes. Disse impropérios contra juiz e o Judiciário.

Dirigentes da extrema direita pelo mundo seguem o padrão dos EUA no momento. No México, Lopez Obrador, quando no poder, atacava o Judiciário e também a imprensa como se fosse sua inimiga. Em Israel, o mesmo faz Netanyahu com a imprensa local. No Brasil até hoje Bolsonaro acha que a imprensa é contra ele e que o ataca sem motivos.

Voltando ao Trump. Agora também começou um tiroteio sobre universidades do país. Diz que é centro de esquerdismo, contra o capitalismo e ensinam coisas erradas aos estudantes. Atacou recentemente as universidades de Columbia, Harvard e Pensilvânia.

Não esquecer que as universidades norte-americanas receberam 109 prêmios Nobel. É bom repetir: receberam mais de cem premio Nobel em diferentes áreas do conhecimento. O que ajuda o país a crescer mais nessa ou naquela direção. E ele diz que ali só ensinam coisas erradas.

Tem até livro de autor francês que, com números e dados, mostram como os EUA chegaram onde chegaram por causa de suas universidades e as pesquisas que ali ocorrem em diferentes campos de conhecimentos.

O presidente atual dos EUA não quer nem saber disso e acredita que universidades são para ensinar coisas erradas e que ali é lugar de “comunistas”. Estudei em universidade norte americano e tive, por anos, contato com aquela vida universitária. Não tem nada disso.

Não pode é uma universidade ter professores que só pensam numa direção pedagógica ou da vida. Tem que haver diversidade de pensamento nos ensinos. O aluno que escolha seu caminho depois de tantas aulas e tantos livros para lerem. Trump gostaria que todas caminhassem de acordo com o pensamento dele ou mais à direita do espectro politico.

Encabula também como ele não está nem aí para o Congresso norte americano. E mais interessante é que não está nem aí para os parlamentares do seu próprio partido, Republicano. Faz o que quer sem ouvir ninguém.

A apatia do Congresso tem chamado a atenção. Os Democratas, oposição a ele, mesmo em minoria, em tese e como funciona a regra do jogo ali, deveriam fazer oposição aos atos do presidente e levar isso para a opinião pública. Alguns até aventam a hipótese de que talvez seja uma jogada do partido para deixar o Trump se machucar por si só.

Mas, no outro extremo, o receio mundial é que o exemplo do governo americano atual acaba espalhando para outros lugares. Se a maior economia do mundo, com tudo aquilo que tem lá, acha isso normal, por que não seguir o modelo? Tem gente até pertinho de você pensando nessa mesma direção.

 

Alfredo da Mota Menezes é professor, escritor e analista político. 

e-mail:pox@terra.com.br



0 Comentários



    Ainda não há comentários.