Em Xangai, onde participo da Feira Internacional de Importação da China (CIIE 2024) entre os dias 5 e 10 de novembro, acompanho de perto mais um importante passo na estratégia de promoção internacional de Mato Grosso.
Essa participação representa não apenas uma oportunidade de expor produtos mato-grossenses ao mercado chinês, mas também de atrair investimentos e fortalecer a imagem global do nosso estado, fruto de um trabalho de cooperação internacional que tenho o privilégio de estar envolvido.
Hoje, a China se consolida como nosso principal destino de exportações, com uma demanda crescente por produtos como soja e carne bovina. Contudo, ainda há amplo espaço para crescimento, diversificação e agregação de valor à nossa produção agropecuária.
Estar presente na CIIE 2024 é parte de uma visão estratégica maior do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), que acredita que a participação ativa em eventos internacionais não só fortalece as relações comerciais, mas também contribui para uma imagem sólida e confiável de Mato Grosso no exterior.
Neste ano, o estande de Mato Grosso na CIIE dobrou de tamanho em relação à nossa participação em 2023 para ser uma vitrine para investidores e importadores, mostrando que Mato Grosso é sinônimo de qualidade, inovação e sustentabilidade global.
Com essa iniciativa, Mato Grosso reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável e com a construção de parcerias sólidas que beneficiem a todos – produtores, indústrias e consumidores finais. A CIIE 2024 não é apenas um evento; é um reflexo de um Mato Grosso mais forte, mais conectado com o mundo e pronto para se desenvolver ainda mais.
Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa, PhD em Ciências Agrícolas (Universität Hohenheim), professor e pesquisador da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT, consultor e palestrante.
Ainda não há comentários.