Todos sabemos que o setor de tecnologia está em permanente transformação e atualização, mas há momentos em que testemunhamos saltos significativos na evolução desta área. Foi o que vimos em 2023 com o uso cada vez mais disseminado da Inteligência Artificial Generativa, que foi o assunto dominante ao longo do ano.
Em 2024, devemos assistir a uma consolidação da IA como ferramenta prática, assim como a multiplicação de suas aplicações. Porém, ainda que esta temática seja de extrema relevância, seguramente não será o único assunto do ano, já que outras tendências e perspectivas de tecnologias, estratégias e soluções seguirão relevantes e ganhando destaque.
De modo geral, o setor de TI deve seguir crescendo, com as empresas investindo mais em tecnologia, já que sem esse investimento correm o risco de ficarem para trás. Segundo dados da Gartner, há uma projeção de que os gastos globais em TI cheguem a US$ 5,1 trilhões, significando um aumento de 8% em relação a 2023.
Uma parte considerável desses gastos estará direcionada para automação de processos, visando ganhos de eficiência operacional e otimização dos fluxos de trabalho. Entretanto, a integração inteligente de diferentes tecnologias será essencial para que esses rendimentos se concretizem. Por isso, o segmento deve estar preparado para atender a uma demanda crescente por soluções integradas e alinhadas com os avanços da IA.
Da mesma forma, vem aumentando o investimento em ferramentas que ofereçam mais e melhor conectividade para a força de trabalho. Em 2024, a evolução dessas soluções deverá contribuir para impulsionar a produtividade das empresas e suas equipes, oferecendo recursos para análise de desempenho e capacitação contínua, proporcionando também orientações e contextos aprofundados para que colaboradores tenham mais autonomia e insumos para tomadas de decisão ágeis e precisas.
Outro desafio com o qual o segmento deve se deparar em 2024 diz respeito à demanda por soluções cloud cada vez mais personalizadas. Isso é fruto do aumento exponencial que temos visto de adoção da nuvem como um recurso para redução de custos, entre outras vantagens. Entretanto, como uma evolução natural deste serviço, há a tendência de diferentes segmentos demandarem estruturas de nuvem projetadas para atender às suas necessidades específicas.
A segurança cibernética é também ponto delicado que nunca sai de pauta, nem deixa de ser tendência. Para este ano, as áreas de tecnologia precisam lidar com riscos novos, muitos deles potencializados pele própria evolução da IA, que pode ser utilizada para desenvolver novas e mais eficazes formas de ataque. Por outro lado, a inteligência artificial também será uma ferramenta potente no monitoramento e proteção contra os diversos riscos cibernéticos.
O desafio para o setor de tecnologia será fazer uma gestão eficiente de segurança a partir de novos cenários trazidos pela IA, como criar limites para a sua atuação e planejando com muito cuidado processos de automação que envolvam a circulação de dados sensíveis.
Sustentabilidade também é um tema que ganhará destaque em 2024 no segmento tecnológico. O mercado valoriza cada vez mais as boas práticas de ESG e a tecnologia tem um papel fundamental nisso. Empresas vão considerar este aspecto na hora de contratar produtos e serviços e será preciso oferecer respostas eficazes para atender a esta demanda, como soluções de outsourcing de tecnologia e usos mais inteligentes para os dispositivos no dia a dia.
Em certos aspectos, e especialmente devido aos impactos da IA, 2024 deverá ser um ano de transição para o setor de tecnologia. Isso porque novas aplicações para a IA serão apresentadas, mas ainda sem uma adesão maciça, já que muitas vezes é preciso esperar pelo amadurecimento de ideias e soluções e refletir se elas fazem sentido antes de adotá-las apressadamente.
Mas é indiscutível que será um ano de muitas inovações que serão a plataforma para voos tecnológicos mais altos nos próximos anos.
Junior Selbach é CEO da Selbetti Tecnologia.
Ainda não há comentários.