• Cuiabá, 21 de Novembro - 00:00:00

Netnografia e Black Friday

O comportamento do consumidor atual nunca foi tão estudado. Hábitos de compra, desejos de consumo e sentimentos em relação a marcas. É justamente aí que entra a netnografia para ajudar a compreender esse universo.

Mas o que é netnografia?

Inventada por Robert Kozinets, a Netnografia é uma pesquisa de mercado que estuda o comportamento do consumidor na internet?

Mais rápida, mais barata, e que se adapta melhor à velocidade das interações dos consumidores em ambiente digital e principalmente nas redes sociais digitais, a Netnografia tem proveitos que podem ser unidos a Black Friday e ajudar o mercado a faturar.

O que motiva o consumidor a escolher um produto em detrimento de outro? Qual a linguagem verbal e não-verbal mais apropriada? Que proposito seguir? Todas essas perguntas podem ser respondidas usando a netnografia.

A necessidade de estudo e pesquisa sobre o consumidor para determinar o posicionamento de uma marca ou de um produto já é bem conhecida entre os profissionais de comunicação e marketing.

Observar o indivíduo em um momento de experiência de compra dentro de uma loja física, como uma farmácia, já é uma estratégia utilizada há décadas como uma das maneiras de se pesquisar o consumidor.

As conexões no digital afetam cada vez mais o nosso comportamento social. E nos faz ter posições e interações específicas acabando por influenciar e sermos influenciados por elementos próprios do meio.

Marcas, empresas e pessoas publicas já estão realizando pesquisas sobre o comportamento do consumidor online de forma mais aprofundada. Isso melhora experiência de compra, o proposito da marca e a comunicação entre os clientes atuais e futuros.

Atrelado ao consumo existem fatores sociais, culturais e rituais, capazes de influenciar na escolha e na decisão de compra. Por isso é tão importante entender o consumidor Hiperconectados.

Com os estímulos excessivos da atualidade, inúmeros detalhes passam despercebidos pelo consciente humano.

Estima-se que 80% das decisões diárias são determinadas pelo inconsciente. Isso abre uma oportunidade de mercado com potencial de transformar e personalizar cenários de acordo com cada cliente.

Mas o que tudo isso tem haver com a Black Friday. A temporada de promoções anuais chega com a oportunidade de incluir o estudo da netnografia nesse período e lojistas, empresários e serviços sejam capazes de coletar informação do cliente digital e usar para incrementar as vendas.

Coletar, mapear e analisar informações não estruturadas dos clientes em época de Black Friday pode auxiliar marcas a entenderem determinado publico alvo.

Dica 1: Mas não basta colher dados, é necessário também uma análise antropológica. É aí que entra a netnografia que com base nos dados vai criar insights para a tomada de decisão.

A geração de insights dessa pesquisa pode ainda medir a temperatura das organizações, engajar marcas e criar oportunidades de negócios. Um exemplo disso é o desodorante Invisible Dry da Nivea: foi prestando atenção aos desejos dos consumidores nas redes sociais que a marca fez um produto que atendesse à demanda, e sem concorrentes por um bom tempo.

Dica 2: Outro benefício matador da Netnografia é a possibilidade de Cocriação. O público se sente prestigiado quando ajuda a criar algo que, de novo, que atenda aos desejos de consumo.

Dica 3:  Entender a comunicação do consumidor alvo

Ao olhar os hábitos de seus clientes, você vai conseguir perceber como ele gosta de interagir com a empresa. Preste atenção na comunicação, como ele gosta de ser chamado e com qual jeito de se comunicar ele interage melhor.

Se pensarmos que somente calçando o sapato do outro seremos capazes de enxergar suas dores, ter um método que enxergue suas dores e ajude as empresas a buscar soluções para uma sociedade conectada, em período de black Friday vai ajudar a faturar melhor.

 

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia. Belicosa.com.br



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