Hoje, 18 de outubro, celebramos o dia dos profissionais que trabalham obstinadamente em prol da saúde da população. O Dia do Médico é uma data que precisamos reconhecer e comemorar, honrando o empenho de cada um, de cada profissional que deixou de lado aqueles a quem amava para cuidar dos pais, filhos, mães e irmãos de outras famílias, na maior crise sanitária já vivenciada.
Nestes últimos dois anos entendemos, frente a mais de 600 mil mortes no país, que a nossa maior riqueza é a saúde e o ofício dos médicos passou a ser ainda mais determinante.
É difícil expressar o sentimento de gratidão a estes profissionais, principalmente neste momento de pandemia que ainda nos encontramos.
Desde março de 2020, quando os primeiros casos de Covid19 começaram a surgir em Cuiabá, os médicos de todas as redes, mesmo sem conhecimento frente um inimigo tão devastador, se encheram de coragem, se reinventaram e disponibilizaram toda sua sabedoria na batalha contra um vírus que já se apresentava letal em países que foram afetados antes do Brasil.
Ao passar dos meses, com o aumento dos casos e o agravamento das condições de saúde dos pacientes, os médicos passaram a ser cada vez mais demandados. Além de precisarem dar conta dos hospitais cheios, tanto nos públicos quanto nos privados, ainda precisaram conviver com o medo de levar o vírus para casa e infectar seus familiares. Para estes profissionais, a insegurança era ainda maior.
O meu muito obrigado não se restringe apenas aos médicos que cuidaram dos pacientes de Covid-19 nesse período. Jamais deixaria de registrar o meu respeito a todos aqueles que se mantiveram atuantes na atenção primária. O trabalho de todos foi e continua sendo essencial, pois as outras doenças não deixaram de existir durante a pandemia. Seguiram cuidando da população.
Mesmo com avanço da vacinação, sabemos que as demandas são inúmeras, mas temos a ciência de que continuam a prestar o seu melhor atendimento, de que não irão esmorecer frente as inúmeras urgências que lhe são impostas. São verdadeiros heróis, e, como prefeito de Cuiabá, agradeço em nome da população a todos os médicos por tudo o que têm feito por nós.
Agradeço em nome da população de Cuiabá, dos quase 700 mil moradores de nossa amada terra que vocês ajudam a cuidar todos os dias.
Emanuel Pinheiro é prefeito de Cuiabá.
Ainda não há comentários.