Essa é a época, inclusive, que especialistas e médicos recomendam um maior cuidado com a alimentação, hidratação e prática esportiva.
Isso porque as altas temperaturas e a exposição ao sol, combinadas a uma alimentação incompleta, podem acarretar problemas de saúde – e nada pior do que perder as férias por causa disso, não é?
Os perigos das dietas de verão são:
Dieta da sopa, dieta dos líquidos… essas são apenas duas invenções perigosas que fazem as pessoas se desdobrarem no final de ano para perder peso.
Mas não se engane: a melhor forma de cultivar um corpo legal é manter uma dieta equilibrada e saudável.
Ingerir um baixo teor calórico, ainda mais em um ambiente quente e com a prática de exercício físico, pode ser a gota d’água para um problema de saúde mais sério, como uma desidratação, insolação ou até mesmo falta de glicose no sangue.
Antes de seguir qualquer dieta é aconselhável a consulta com um profissional especializado, que deve orientar a alimentação e a prática esportiva de forma que beleza e bem-estar caminhem na mesma direção.
Cada pessoa tem uma necessidade e, portanto, precisa de uma dieta balanceada e personalizada.
Tudo isso deve ser acompanhado por uma mudança de hábitos, já que de nada adianta se alimentar de forma saudável e não seguir o cronograma de atividades físicas.
Fazendo isso, é capaz de você nunca chegar ao resultado desejado.
Fazer exames de rotina, um acompanhamento especializado com o médico, bem como atividade física, são fatores que vão ajudar a fortalecer sua saúde e proteger de eventuais problemas.
Lembre-se: é melhor prevenir do que remediar, sobretudo em se tratando de saúde.
Abaixo vamos listar algumas dicas que podem ajudar a moldar sua dieta de verão. Veja a seguir:
• Alimentos in natura, ou minimamente processados, devem ser a base da alimentação;
•. Prefira os alimentos produzidos na hora, mas atenção com a procedência;
• Frutas, verduras, legumes e água mantém a hidratação do corpo;
• Cuidado com as dietas que recomendam restrição a nutrientes;
•. Evite alimentos ultraprocessados;
•. Limite o consumo de bebidas açucaradas como refrigerantes
Um resultado verdadeiro e duradouro só é alcançado com uma dieta balanceada, equilibrada e correta para as necessidades de cada paciente.
Nesse aspecto, a realização de exames de rotina pode ser decisiva para ajudar na elaboração da dieta e, inclusive, monitorar seus resultados e benefícios ao longo do tempo.
Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, médico do corpo clínico do hospital israelita Albert Einstein, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso (SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida , Saúde e Diagnóstico. CRMT 6194
Email: maxwlima@hotmail.com
Ainda não há comentários.