Sou natural de Curitiba/PR, nascido em 1981, tendo 38 anos de idade, filho de Edgar de Menezes Filho, paraibano, e de Vera Lemos, paranaense, ambos em memória.
Casado com Pâmela Patriota, professora de matemática concursada do Estado e atualmente coordenadora pedagógica da Escola Cecília Meirelles e ex-coordenadora pedagógica da Escola Estadual Antônio Ometto.
Pai de Maria Alice, José Renato e João Paulo, a primeira cuiabana e os outros dois nascidos em Matupá, depois de retornar de uma temporada de 10 anos na Capital.
Cheguei na cidade da mata à beira d'água em 1989, pouco depois da emancipação do município, com minha mãe e irmão mais novo, Diego Lemos.
Sobrinho de Leonísio Lemos, ex-prefeito de Peixoto de Azevedo por dois mandatos, tendo sido o primeiro Chefe do Executivo e fundados do Distrito da União do Norte, à época maior projeto de assentamento da América Latina.
Também de Wilton Lemos Melo, ex-vereador de Matupá por dois mandatos e cartorário desde a década de 80.
Assim como de Nelson Lemos, um dos pioneiros de Matupá/MT.
Minha amada e saudosa mãe, Vera Lemos, foi vereadora por três mandatos e ex-secretária de Saúde, quando em sua gestão foi implantado o SUS, construído o Hospital Municipal de Matupá, a Unidade de Saúde do Alto Alegre, introduzido o programa de saúde mental e deixou alocado recursos para construção da Casa de Reabilitação, além de ter sido presidente do Conselho Tutelar, Conselho de Saúde e, salvo engano, da Criança e do Adolescente.
Também criou por lei diversos outros conselhos, porém deixado como maior legado uma vida missionária e abnegada pelos mais necessitados, recebendo o apelido de "mãe dos pobres", tendo sido agraciada com o Título de Cidadã Matupaense, em vida, e Decreto de Luto Oficial no Município, após ter nos deixado fisicamente, não em espírito e amor incondicional, pela família, pelos matupaenses e por Matupá, onde foi velada e sepultada, para descansar em paz, depois de tanta luta para salvar e transformar a vida de milhares de pessoas, na cidade que adotou e foi adotada.
Como o fruto não cai longe da árvore e cresci me preparando para este momento, ser um legítimo representante da população matupaense, com os mesmos princípios, valores, aptidão e vocação que herdei, fui me graduar em Direito, tendo sido habilitado como advogado no primeiro Exame da OAB que prestei, em 2005, com apenas 23 anos de idade.
Já pensando em servir o povo de Matupá, fui me especializar durante cinco anos, aproximadamente, depois de formado, em Direito Administrativo com Ênfase em Planejamento e Improbidade Administrativa.
Foi eleito dirigente estudantil do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Cuiabá, representando mais de 10mil acadêmicos; eleito dirigente da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso, representando dezenas de milhares de estudantes, e eleito dirigente da União Nacional dos Estudantes, representando centenas de milhares de estudantes.
Fui presidente fundador do Instituto de Responsabilidade Social da Igreja Batista Boas Novas de Cuiabá/MT.
Fui o primeiro Ouvidor Externo da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, eleito por dois mandatos, por dezenas de entidades da sociedade civil organizada e sabatinado pelo Conselho Superior da Instituição, ambas vezes.
Fui o primeiro presidente mato-grossense do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas de todo Brasil.
Fui chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, na gestão do promotor de justiça, Mauro Zaque, que implantou o GAECO no interior.
Fui assessor parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral do PT, médico sanitarista.
Fui professor universitário de Filosofia, Teoria Geral do Estado, Direito Financeiro, Direito Constitucional, Direitos Humanos e outras.
Fui presidente da Comissão de Direitos Humanos da 14a Subsecção da OAB/MT e do Conselho Gestor de Saúde Pública de Matupá.
Recebi duas Moções de Aplausos da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e até uma da Câmara Municipal de Fortaleza no Ceará, proposta pela Rede Nacional de Advogados Populares.
E fui eleito presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas do Brasil.
Este trata-se do meu currículo resumido.
Onde coloquei meu nome, herança recebida, legado construído, biografia e currículo à disposição de todos, para avaliarem a viabilidade de eu assumir esse novo desafio, na verdade, encarada por mim como uma missão de vida, de ser vereador em Matupá, como minha mãe foi.
Fato histórico, registrado em muitas mentes e corações, que aumenta minha responsabilidade e dever de honrar meu mandato, em defesa de todos, todavia principalmente dos que mais precisam do Poder Público, efetivamente resolvendo os problemas das pessoas, segmentos, coletivos e da cidade, atendendo as demandas prioritárias e inovando em projetos e indicações, não fazendo firula como um artefato de decoração ou como quem busca um cabide de emprego na Câmara de Vereadores.
Paulo Lemos é advogado, candidato a vereador em Matupá, 13013.
Ainda não há comentários.